terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O amuleto

...um granjeiro pediu certa vez a um sábio, que o ajudasse a melhorar a sua granja, que estava a ter muito baixo rendimento. Então o sábio, escreveu algo num pedaço de papel e colocou-o numa caixa, que fechou e entregou ao granjeiro, dizendo :
"-Leva esta caixa para todos os lados da tua granja, três vezes ao dia, durante um ano e verás um excelente resultado."
Assim fez o granjeiro: logo de manhã, ao ir ao campo com a caixa debaixo do braço, encontrou um empregado que dormia, quando deveria estar a trabalhar. Aborrecido, acordou-o e chamou a atenção com uma tremenda repreensão.
Ao meio dia, quando foi ao estábulo, encontrou o gado sujo e os cavalos sem alimentos, teve de fazer essa tarefa com outros empregados. À noite, quando chegou à cozinha com a caixa, deu-se conta de que o cozinheiro estava a desperdiçar alguns géneros alimentares…
A partir daí, todos os dias ao percorrer a sua granja, de um lado para o outro, com com o seu precioso amuleto debaixo do braço, encontrava sempre coisas que deveriam ser corrigidas.
No final do ano, já com resultados bastante positivos, voltou a encontrar o sábio, agradeceu-lhe e pediu-lhe:
-"Por favor, deixa esta caixa comigo por mais um ano. A minha granja melhorou o rendimento desde que estou com este amuleto."
O sábio sorriu e, abrindo a caixa, disse apontando para o papel que tinha escrito um ano antes:
- "Meu amigo, podes ter este amuleto pelo resto da tua vida."
No papel havia escrito a seguinte frase :
"se queres que as coisas melhorem deves acompanhá-las constantemente".

Amuletos são apenas "muletas" ou "bengalas" para nos ajudar a confiar em nós mesmos! Mas é interessante como podemos achar, crer mesmo piamente, que um objecto inanimado, completamente sem vida, possa ter mais energia ou ser mais poderoso do que nós mesmos…

1 comentário:

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga e Ilustre Romancista Irene,
Esta bela hist]oria do amuleto ]e bem profunda e psicologica, adorei, afinal, todos nós tendo fé e preserverança consigos alcançar os nossos objectivos.
Ontem, aqui nun canal de televisão, mostraram um senhor que envergava um tipo de colete, o qual era composto por mais de 200 amuletos em forma de penis, coisa natural aqui no reino.
Ele assim anda vestido e até dorme com eles, na sua casa possuem mais de 2 mil.
Ao lhe ser perguntado porque razão os usa, disse, que um dia foi atropelado por uma camioneta, tendo um dos pneus passado por cima de uma das suas pernas, mas nada sofreu, devido a usar na altura um amuleto desses.
A partir dessa data passou a usar mais e mais amuletos.
Enfim, é como se constuma dizer, cada um é livre para agir e pensar a seu modo, mas que é uma bizarria isso é um facto.
Em Bangkok existe um relicário, cuja história tenho postada no meu blog, relicário esse situado junto a um reputado hotel, onde o altar e todo o recinto adjacente, é composto de penis de todos os tamanhos e feitos.
As senhoras que desejam engravidar lá vão orar!...
Um abraço amigo