sexta-feira, 21 de maio de 2010

Dragão Embriagado

Hoje, dia 21 de Maio, é feriado em Macau!
Porque se festeja o aniversário de Buda, é uma festa móvel do calendário lunar.
Por coincidência, este ano calhou ser o dia de festa do Dragão Embriagado:
tudo começa bem de manhã no templo do Kuan Tai, junto ao Mercado de S.Domingos (perto do Largo do Senado), com os membros das associações de pescadores a levarem a cabo uma dança de embriagados com uma cabeça de madeira, patas e cauda de dragão. Dirigem-se com grandes movimentos e alarido para a zona do Porto Interior, visitando os seus moradores e as lojas que se situam à borda de água.
A dança do dragão, é um espectáculo cheio de cor e de alegria. O dragão depois de "acordar", começa a dançar, percorrendo as ruas e despertando a curiosidade por onde passa.Para distrair o dragão, alguns dançarinos transportam bolas coloridas e orientam a sua marcha pelas ruas. Este, segue as bolas, pois são os seus brinquedos favoritos.Em cada uma das paragens ingerem vinho até não poderem avançar mais e serem substituídos por colegas seus que continuam com este curioso desfile. Todos os participantes e curiosos acabam geralmente o dia com uma grande refeição durante a qual confraternizam.
Esta é, entre todas as demais festividades chinesas, talvez a mais estranha, tendo possivelmente as suas origens num qualquer ritual exorcista. É uma festividade originária da Dinastia Qing, e só comemorada em poucas localidades, entre as quais, aqui, em Macau.

Sem comentários: