quarta-feira, 19 de maio de 2010

Uma história de guerra

Esta é uma história real e humana onde mostra que afinal há seres humanos que, apesar de serem mandados matar sem piedade, ainda lhes resta sentimentos que estão acima da brutalidade das guerras.

Charlie Brown era um piloto americano de um avião de guerra B-17G do 379th BG na cidade de Kimbolton, em Inglaterra. O seu B-17 era o conhecido pelo nome de "Ye Old Pub" e estava seriamente danificado, atingido pelas balas dos caças inimigos e pela artilharia anti-aérea.
Com a bússola arruinada, ele voava perdido e desnorteado, uma vez que ao invés de fazer rumo para a sua base inglesa, mais se embrenhava para dentro da Alemanha, Após sobrevoar um aeródromo alemão, um caça Messerschmidt Me 109G foi enviado com ordens de abater este B-17 inglês. Quem estava no comando do caça, era o alemão Franz Steigler. Ao se aproximar do bombardeiro, não podia crer no que via:

- "Nunca vi um avião naquele estado! A secção traseira, o leme e tudo o que se avistava estavam muito avariados, artilheiros feridos, a proa do quadrimotor danificada e havia furos por toda fuselagem." – recorda ele.
Embora tivesse o caça armado e carregado, Franz emparelhou o seu Me 109 com o B-17 e olhou para o comandante Charlie Brow. Este, ensanguentado e apavorado, lutava com os controles para manter o seu bombardeiro.
Ciente da desorientação do piloto, Franz acenou para que eles girassem 180 graus, e foi escoltando o avião até a um rumo seguro para Inglaterra. Então Charlie Brown saudou-o e voltou para a sua base.
Ao pousar, Franz informou o Chefe de Operações que tinha abatido o avião bombardeiro sobre o mar e não quis falar mais sobre o assunto.
Por sua vez em Inglaterra, já no "debrief", Charlie Brown e a sua tripulação informou os seus superiores do ocorrido, mas foram instruídos para não falarem sobre o episódio com ninguém.
Passados 40 anos, Charlie partiu em busca daquele piloto alemão que o salvou e que ele jamais esqueceu. Ao fim de muito tempo de pesquisas, ele finalmente encontrou Franz, que nunca citou o facto, nem sequer nas reuniões do pós-guerra.
Aqui está a foto dos dois pilotos no seu encontro nos EUA, com Franz Steigler à esquerda e Charlie Brown à direita
Encontraram-se então nos EUA, numa reunião do 379 BG, com a equipa que ainda estava viva, graças ao facto de Franz não ter dispararado as suas armas contra eles. Quando perguntaram a Franz porque não cumpriu as ordens do Chefe de Operações para derrubar o B-17 inglês, ele simplesmente respondeu:
- "Não tive coragem de acabar com a vida daqueles homens que lutavam para viver. Por isso, voei ao lado deles por um longo tempo e fui reparando que davam tudo de si para chegar são e salvos à sua base. Não seria eu que ia impedi-los de viver! Simplesmente eu não podia fazer fogo num inimigo indefeso. Seria o mesmo se eu estivesse num pára-quedas.
Ambos os pilotos morreram em 2008.

1 comentário:

Fernando De Abreu Vieira disse...

Realmente é 1 exemplo de vida , em que ainda existe códigos de honra pelo próximo, estou feliz por tal ato;se o mundo seguisse tais exemplos seria bem melhor.