domingo, 23 de maio de 2010

Um amigo...

Quem não gosta de um animalzinho de estimação, uma mascote, um amigo que lhe faça companhia em todos os momentos?
Há quem goste de cães e há quem goste de gatos, mas, se adoecem, ou ficam, apenas, velhos são descartados sem dó nem piedade, como se fossem um saco de lixo, sem a mínima preocupação de qual será o seu destino.
Apesar de estarmos no século XXI, os animais, que são os nossos maiores colaboradores, ainda são tratados com crueldade e sem a menor consideração, mostrando muitos seres humanos o mais alto teor de ingratidão.
É também, neste contexto, que a sociedade questiona, em nome do direito à vida e ao bem-estar dos animais e em favor da decência humana e do respeito entre todas as espécies, a razão do sacrifício indiscriminado de cães e gatos apanhados nas ruas e mortos de forma cruel. O homem sempre utilizou os animais, dependendo deles para a sua sobrevivência, o que os tornam importantíssimos colaboradores; porém, nem sempre os tratou bem, impingindo-lhes muitas vezes enormes sacrifícios e atrozes crueldades, pois basta lembrar que os cavalos, um dos nossos principais colaboradores, são utilizados até ao limite das suas forças e depois mortos muitas vezes de forma insensivel, violenta e cruel.
Nas últimas décadas, a humanidade tem-se sensibilizado contra as acções de maus-tratos e crueldade contra animais, tanto que, em diversas partes do mundo, se procuram encontrar regras mais "humanas" de abate, bem como de proibição de actos de desnecessários sofrimentos.
Os animais devem ser realmente protegidos contra maus-tratos e crueldade, surgindo diversos movimentos, campanhas e até acções judiciais nesse sentido.
Portanto, o tratamento cruel dado aos animais, qualquer que ele seja, além de demonstrar um alto grau de insensibilidade do ser humano, é crime.
Ame-os e ajude-os! Eles agradecem…

Sem comentários: