terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Mais um Natal em Pequim

Mais uma vez estamos a viver o clima, o ambiente, os sentimentos e as emoções de uma grande festa, que é sempre para nós, esta época de Natal.
Por isso mesmo não podíamos deixar a nossa filhota mais nova sem os nossos miminhos e os cozinhados desta época, uma vez que ela está a estudar numa Universidade de Pequim e, à semelhança dos anos anteriores, de novo voámos neste último sábado direitos a Pequim.
O encontro foi de alegria...
Desta vez achámos muito frio que nos anos anteriores, viemos encontrar Pequim com uma temperatura com -9 contra os menos -14 do ano passado, mas um vento gélido vindo da Sibéria,que atravessava toda a roupa, deixou-nos com pouca vontade de andar na rua.
Mas o entusiasmo de nos encontrarmos de novo nesta fantástica cidade, no dia seguinte, domingo, fomos rever os locais nossos conhecidos e não resistimos a fazer algumas compras nos arredores de casa.Como sempre nesta altura, Pequim veste-se de luzes e por todos os Centros Comerciais, podemos ver enormes e bem iluminadas árvores de natal.
As lojas estão sempre cheias de gente e de mercadoria a preços chamativos, não só próprios para esta época, como para todos os gostos e bolsas. Até porque os chineses não dão o mesmo sentido ao Natal, como nós os ocidentais.
Como vivem por cá muitos estrangeiros, ninguém sente a falta de nada material, porque mercados, lojas, restaurantes e o comércio em geral, providenciam tudo para que nada nos falte.
Ontem decidimos fazer uma visita ao Mercado das Sedas.
Basta apanhar o Metro, que tem uma rede impecável por toda a cidade, com as indicações, além do chinês, também em inglês, portanto para um estrangeiro também se torna fácil de seguir as indicações para o destino pretendido.
As mudanças para outras linhas, são anunciadas também em inglês, bem como as indicações que vão aparecendo num quadro electrónico dentro da carruagem, vai informando nas duas línguas, qual a estação que dá a ligação para outras estações.
Se a carruagem estiver muito cheia, espera-se pelo próximo, pois estão permanentemente a passar,é por isso um serviço, rápido, cómodo, que serve toda a cidade ao módico preço de 2 yuans (20 centimos de euros).Uma nota curiosa: em todas as estações há uma vigilância bastante apertada, ou seja, ninguém entra no recinto sem primeiro passar a mala, sacos ou bagagem por estas máquinas electrónicas a fim de evitar que algum louco transporte armas, facas ou algo que possa pôr em perigo a vida dos passageiros. Não é por acaso que Pequim é considerada uma cidade das mais seguras da China.Logo à saída do Metro, lá está em letras bastante grandes o famoso "Mercado da Seda", que não vende apenas vestuário e tecidos em seda como o nome indica, mas de tudo um pouco, desde sapatos, botas, malas, casacos, casacões, calças, toalhas, peças artesanato, tapetes, jóias, relógios, brinquedos e até existem algumas salas para fazer massagens aos pés dos cansados turistas, porque são 6 andares (incluindo duas caves)com corredores infindáveis de artigos a preços tentadores.Este é de facto o mundo das pérolas. Elas existem de todos os tamanho, feitios, qualidade, preços, que são discutíveis, ou seja, se nos pedirem 400 yuans, vai baixando conforme mostrarmos desinteresse até que acaba no preço razoável de 100 ou 80 yuans...
Ainda fomos visitar mais uma zona de compras conhecida por Xidan, onde há Centros Comerciais para todos os gostos, ou seja, os que vendem roupas e objectos com etiquetas de marcas caras e outros Centros Comerciais mais populares com artigos a preços acessíveis.Aqui está o interior de um desses Centros Comerciais como se pode ver, tem uma belissima árvore de natal, mas os produtos de todas estas lojas são de marcas famosas, como a Boss, Kalvin Klein, MaxFactor, Levís, Gucci, etc, etc.Dentro de um Centros Comerciais em Xidan, que são enormes, modernos, com produtos de bom aspecto, mas muito caros.
Os vinhos nacionais, como os de renome internacional, também têm grande destaque, não só pelos supermercados, como também nos Centros Comerciais como é o caso deste.
O que me encanta são os amplos corredores, onde não foram esquecidos bancos bastante originais para as pessoas descansarem... É esse bom aspecto que atrai o olhar e a vontade de escolher por exemplo, uma destas lindas caixas de chocolates, uma excelente e vistosa prenda para este Natal. Mas... a mais pequena custa 128 yuan (13 euros)...

A bateria do seu telemóvel está descarregado? Pois aqui, em pleno Centro Comercial, pode ser carregado nesta máquina durante o tempo necessário para poder voltar a utilizá-lo.Espaços tipo barzinho para se poder tomar uma bebida, lanchar ou mesmo comer um iogurte como o que documenta na foto, devido a uma campanha/promoção de uma nova marca de iogurte de frutas, que aparentemente estava a ter muito êxito, porque os lugares estavam todos ocupados e pessoas em pé à espera...

E a pastelaria? Meu Deus, é o que se queira, existem imensas pastelarias que fabricam diversas qualidades de pão e os bolos são tão perfeitos e bem enfeitados, que parecem de plástico...

Num outro Centro Comercial, mais popular, havia bancadas e bancadas de doces (alguns são frutos secos embrulhados em papel alegre), muito apreciados pelo povo chinês e... não só, alguns deles, são deliciosos ao nosso paladar.
E pronto, gostámos de visitar a zona comercial de Xidan (com o mesmo nome do Metro), que merecia ser vista com mais tempo, mas o dia passou rápido demais, escurece cedo e à noite o frio é pior, e depois, o regresso a casa, com milhares de pessoas no Metro é de evitar...

Sem comentários: