quarta-feira, 6 de julho de 2011

CAFÉ - Receitas & Dicas

RECEITAS COM CAFÉ
A versatilidade do café, cujas virtudes não se limitam apenas como bebida, tem um imenso potencial como ingrediente de inúmeras preparações culinárias, desde os doces aos salgados:

BIFE À CAFÉ 4 bifes altos com 200 grs cada – Manteiga – sal - pimenta branca em grão -1c. (chá) fécula de batata – 3 c. (sopa) de café forte - 6 c.(sopa) leite gordo – 1 limão – 1. (chá) de mostarda
Aloure os bifes dos dois lados numa frigideira de fundo espesso, com 1 c. (sopa) de manteiga, sobre lume vivo. Reduza o lume e tempere a carne com sal e a pimenta grosseiramente moída. Retire os bifes da frigideira e misture numa tigela, a fécula com o café e o leite. Deite na frigideira e junto 1 c. (sopa) de manteiga. Cozinhe durante 2 minutos, mexendo com uma vara de arame. Tempere com sumo de limão a gosto e a mostarda. Junte os bifes e aqueça rapidamente. Sirva com batatas fritas e salada.

PUDIM DE CAFÉ
1/2 l de leite meio gordo
1 lata de leite condensado
6 ovos
4 colheres sopa café solúvel
Preparação:
1-Misture o leite condensado com os ovos inteiros.
2-Aqueça o leite e junte o café mexendo sempre até este se dissolver.
3-Junte tudo e mexa muito bem até ficar um líquido homogéneo.
4-Verta numa forma de pudim barrada com caramelo líquido e leve ao forno, em banho maria, a 180ºC durante 1 hora.
5-Retire do forno, deixe arrefecer e coloque no frigorífico.
Nota: Só deve desenformar quando estiver bem frio.

BOLO DE CAFÉ

• 1 copo de ovos
• 1 copo de açúcar
• 1 copo de farinha de trigo
• 2 colheres (chá) de fermento em pó
• 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
Bata os ovos com o açúcar até ficarem claros e espumosos. Peneire a farinha com o chocolate e o fermento e junte à massa, misturando bem, sem bater. Coloque na forma e coza em forno moderado. Desenforme quando esfriar e divida a massa em 3 partes. Alterne camadas de massa com o recheio e cubra com o glace.
Ingredientes do recheio:
• 1 chávena (chá) de açúcar
• 3 gemas
• 1 colher (sopa) de maizena
• 1 chávena (chá) de café quente, bem forte (pode ser coado ou solúvel)
• 200 gr de manteiga
Bata o açúcar com as gemas e a maizena, escalde com o café e leve ao lume brando até engrossar. Bata bem a manteiga, acrescente ao creme de café já frio, aos poucos, e bata um pouco mais, até tudo estar bem ligado.
Ingredientes do glacê:
• 250 gr de açúcar
• 1 chávena (chá) de café forte
• 2 claras batidas em castelo
Ferva o açúcar com o café até ponto de fio bem grosso. Coloque sobre as claras batendo sempre, até esfriar. Cubra rapidamente a torta.
• 220g de Arroz Carolino
• 0.5lt de água
• 200g de açúcar
• 1 colher de sopa de Café Solúvel
• 1lt de leite quente
• 1 pitada de sal

Leve ao lume um tacho com água temperada com a pitada de sal, uma casa de limão e um pau de canela. Deixe ferver. Junte o arroz, mexa e deixe cozinhar até a água evaporar quase na totalidade.
Adicione metade do leite quente, mexa e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo de vez em quando, até o leite evaporar.

Junte o restante leite, mexa e deixe cozinhar, sempre em lume brando, até o arroz ficar cozido.

Adicione então o açúcar e o café solúvel, mexa bem e deixe cozinhar 10m.
Deite para uma taça grande ou taças individuais, deixe arrefecer e sirva.
Pode aromatizar com canela em pó.

BEBIDAS COM CAFÉ
As ousadias gastronómicas incluem combinações de café expresso, coca-cola, sorvete de creme, sumo de pêssego e até geleia de laranja. Para que o sabor fique reforçado, deve ser sempre usado café expresso.
UMA RECEITA SIMPLES:50 ml de café expresso gelado - 50 ml de Coca-Cola - 1 colher de sopa de leite condensado - 2 colheres de calda de chocolate - 1 colher de chá de Mojito Mix (xarope) - 20 ml de leite condensado - Chantily - Grãos de café para decorar
Modo de Preparo
Coloque o leite condensado no fundo da taça. Adicione o sumo de pêssego e, em seguida, o xarope de Triple Ice. Acrescente o café. Use o chantily e os grãos de café para decorar.
As bebidas, decoradas com chantilly e chocolate, devem ser servidas com uma colher

CappuccinoGelado
• 2 doses de café bem forte
• 2 dl de leite
• 3 colheres medias de chocolate em pó
• 3 cubos de gelo
Bater tudo no liquidificador


DICAS com… Café
Da escolha de um perfume ao adubo para as plantas, as opções são muitas especialmete quando se fala das borras de café.
Cheiros & C.ª Vamos começar pelo gão de café: saiba que pode eliminar o mau hálito se mastigar um grão de café torrado
Também pode esfregar as mãos com dois ou três grãos de café, afastando assim odores fortes como o cheiro da cebola e do alho.
Na altura de escolher um novo perfume, leve numa caixinha alguns grãos de café. Antes de cheirar uma nova essência, aspire o aroma libertado pelos grãos de café, o que lhe permitirá eliminar os vestígios olfactivos do perfume anterior.

UTILIZANDO AS BORRAS… As borras de café têm diversas vantagens, sobretudo na área das plantas de interior e exterior.
Misturada na terra ou usada directamente à volta das plantas, as borras de café revela-se num excelente fertilizante, com a vantagem adicional de afastar, não só as formigas, como caracóis e lesmas.
Se juntar algumas cascas de laranja, serão também os gatos a afastarem-se.

Os bifes ou qualquer outra peça de carne, se forem marinados em café, tornam-se mais tenros e macios, sem alteração de sabor.

Roupa com nova cor…

Tecidos naturais, como o linho ou algodão, podem ser tingidos com café, basta imergir as peças de roupa que pretende tingir, num alguidar de tamanho suficiente para que as peças fiquem a “boiar”.
Junte então uma boa dose de café já feito, bem forte e espere que o tecido atinja a tonalidade que pretende – nunca fica muito forte – e finalmente passe por água limpa abundante.

Sem comentários: