terça-feira, 1 de março de 2011

Construa a sua casa com... palha!

Parece estranho, mas afinal é mais vulgar do que se julga: a construção de casas com fardos de palha.
Com o preço da madeira a subir e a sua disponibilidade a diminuir, a palha está a ganhar uma atenção muito especial nos nossos dias, como uma fonte renovável regularmente disponível.
Se algo nos ensina a história da construção, é que o ser humano sempre levou muito em conta o meio ambiental em que se encontram os materiais naturais à sua disposição, e, afinal, uma construção não tem de ser necessariamente feita de areia e tijolo para ser segura, forte e bonita.

As construções em fardos de palha são mais eficazes, quer a nível acústico, quer a nível térmico.
O único senão, é a humidade, se a casa estiver mal isolada, corre o risco de apodrecimento da palha. Mas sendo bem construída, ou seja, o factor fundamental é o de proteger as paredes de toda a humidade, com um reboco bem aplicado, ficam tão seguras como as de pedra e cal.
O mito do perigo de incêndios é contestado todos os dias, pelas milhares de construções pelo mundo fora, existindo algumas no sul dos Estados Unidos, com mais de 150 anos. Até porque a palha está de tal maneira comprimida, que não há oxigénio, e sem oxigénio não há incêndios...
Apesar de precisar da ajuda de um empreiteiro, é necessária pouca experiência para se construir uma casa de palha e essa construção pode ser rápida. Dependendo de quem a constrói, é possível diminuir alguns custos. Existem muitos sites e DVD's disponíveis, que podem ensinar como se pode construir uma casa de palha, mas é importante saber como, onde e que tipo de ajuda se pode ter quando pensar em construir uma casa destas.
Embora a palha seja mais barata que os materiais de construção, como o tijolo e a madeira, construir uma casa com palha, normalmente custará quase o mesmo que uma casa convencional, já que as despesas com o levantamento das paredes é de apenas 10 a 15% do custo total da construção [fonte: Magwood, Mack, Therrien (em inglês)].
Quando se considera as outras despesas, como alicerces, telhado, portas e janelas, o preço da casa de palha pode equipar-se ao das casas mais tradicionais.

Para construir uma casa com fardos estruturais, o alicerce é feito e a palha é empilhada. Depois, o madeiramento é colocado no topo da palha e o telhado é montado. Para uma casa de palha com colunas e vigas, todos os elementos estruturais, incluindo o alicerce, madeiramento e telhado, são colocados no lugar. Depois, a palha é colocada nos espaços entre as colunas.

O passo seguinte é rebocar:gesso, barro e cal servem como revestimentos interno e externo. A primeira camada de massa deve ser sobre a palha, com mais duas camadas adicionais. Ao contrário do que se possa pensar, não se deve usar material impermeável nas paredes. A palha eliminará a humidade por si só, e o reboco deve ventilar a humidade, em vez de mantê-la no interior, próxima ao fardo.
As tintas para as paredes também devem respirar (algumas dessas tintas são à base de cal, silicato e / ou látex). A aplicação correcta de massa e tinta não permitirá que a humidade afecte a palha.

E a casa está pronta. Por dentro e por fora, fica tão perfeita como qualquer das que são construídas no rigor da areia e do tijolo, com vantagens acrescidas.
È rápido, barato e agradável, construir uma casa com fardos de palha. As paredes são um incrível isolante, que podem facilmente manter o calor dentro ou fora, dependendo das necessidades.
Com os conhecimentos e tecnologias que hoje em dia dispomos, este é um modelo confortável e adaptável à Natureza, poupando recursos, que podemos utilizar de uma forma inteligente.
O planeta agradece...

Fontes: www.queridacasa.pt;
http://terrapalha.blogspot.com/

Sem comentários: