segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cuidado... quando fala ao telefone

NÃO PRENDA O TELEFONE NO OMBRO COM A CABEÇA!Osso assassino – importante alerta médico!

O alerta vem dos consultores médicos, do Jornal Britânico 'Neurology'.
Está comprovado que é perigoso, e pode até ser fatal, conversar ao telefone, apoiando-o no ombro e firmando-o com a cabeça, enquanto as duas mãos estão ocupadas a fazer outra coisa.
Geralmente tende-se a fazer isso quando precisamos anotar o que o interlocutor está a dizer ou estamos a fazer outra coisa qualquer com as duas mãos.
O caso relatado pela publicação científica, refere-se a um psiquiatra francês, que demorou uma hora com o telefone preso entre a cabeça e o ombro esquerdo, para fazer anotações, que lhe estavam a dar do outro lado da linha.
Quando desligou, o psiquiatra sofreu de cegueira temporária e sentiu dificuldade em falar, ao que sobreveio um derrame cerebral.
MOTIVO: Um osso minúsculo, mas pontiagudo, sob a orelha esquerda e por detrás do queixo, rompeu os vasos que levam o sangue até o cérebro.
Esse rompimento dá-se porque a pessoa, sem sentir, vai pressionando cada vez mais a cabeça sobre o telefone e também, involuntariamente, vai levantando o ombro. Como é uma prática comum este comportamento, principalmente nos escritórios e, mesmo no lar, com a dona de casa a fazer as suas obrigações, muitas vezes o problema afecta as pessoas com intensidade podendo causar problemas por acumulação.

Quem já não o fez uma vez por outra, de forma inconsciente? Há pessoas que se queixam de "ter dado um jeito ao pescoço", enquanto falava ao telefone. Por isso, tenha atenção quando tem de anotar qualquer coisa, faça-o com uma mão e não com as duas.
Avise os seus colegas de trabalho, os seus amigos, familiares, e demais pessoas do seu convívio para que: falar com o telefone ao ombro, pode matar!

FONTE: Dr. Luís Carlos Calil - Prof. Psiquiatria da Faculdade de Medicina do Triangulo Mineiro

Sem comentários: