sexta-feira, 25 de março de 2011

Os 15 anos de Dandara


Hoje é um dia muito importante para a minha jovem amiga Dandara, porque completou 15 anos. Seguindo a tradição brasileira, ela teve uma festa linda, acarinhada pelos pais e por muitos amigos.
Esta é uma tradição antiga, um ritual de passagem, que mantém o seu charme nos tempos modernos, a festa de debutante, ou aniversário de 15 anos, era organizada com o propósito de através de danças, saraus e valsas, apresentar pela primeira vez a moça à sociedade.

Nos dias actuais o objectivo da festa de debutante, é concentrado na transição da idade, conservando o sonho, a beleza e o encanto desse momento.
Completar 15 anos além de ser um aniversário especial representa um marco na vida de toda adolescente. Embora algumas troquem o baile de debutante por outros presentes ou viagens, a grande maioria conserva o sonho de encarnar o papel de princesa. Dandara, linda como uma princesa de verdade, com os seus pais.
O baile de debutantes surgiu nos reinos europeus, sobretudo nos locais que hoje conhecemos como França, Inglaterra, Alemanha e Áustria. As famílias nobres realizavam um grande baile para a sociedade da época, tendo como objectivo principal mostrar que a sua filha estava a tornar-se uma mulher. Na realidade, a função do baile também seria o de atrair possíveis pretendentes para a moça. Desta forma, mostrar que ela já não era mais uma criança significava dizer aos homens que ela estava pronta para ser uma boa esposa e mãe. Para aquele estilo de sociedade, o importante não era propriamente o romantismo, mas sim a aliança entre famílias nobres.

As danças executadas em cada lugar onde a debutante era apresentada, variavam de acordo com os costumes locais. Contudo, seria a valsa que se tornara uma espécie de dança oficial de eventos sociais. Essa tradição nobre de apresentar a filha para a sociedade, tem-se mantido com algumas variantes e a partir dos anos 90, o ritual foi reavivado. Actualmente ele inicia-se com o pai a oferecer à filha um par de sapatos, que possui dois significados: informar os participanetes que a moça está pronta para dar seus primeiros passos e representa também a passagem para a vida adulta (salto alto) e o pai dança com a filha uma valsa.

No final do baile, a jovem assopra o bolo com as quinze velas e o bolo é cortado e distribuido pelos convidados. A festa continua com alegria e muito ritmo onde a alegria se faz sentir nos rostinhos dos jovens e dos mais velhos.

MENSAGEM DE PARABÉNS:
Princesa, hoje fazes 15 anos.
Que linda foi a tua festa, cheia de amigos, risos e cores, transformando o céu num manto cor-de-rosa com estrelas cintilantes.
Quanta ternura traz hoje o teu grande dia, onde a graciosidade deste momento transforma o Universo num palco encantado em que és o centro de tudo o que é belo.
Parabéns linda menina que sonha, que dança, que reluz mais que a lua e ofusca a mais florida primavera com o seu lindo sorriso.
Parabéns doce e encantadora debutante.
Hoje é o teu aniversário. 15 anos! Porque a felicidade de comemorar uma data tão bela vem da fé, da esperança, do desejo de que cada dia seja melhor...
E, neste dia especial, sentimo-nos felizes em podermos compartilhar essa data maravilhosa, ofertando-te um pedacinho do céu, que guardamos dentro dos nossos corações.
Que esta nova etapa de vida, em busca da realização de todos os teus sonhos, tenha a bênção dos céus.

5 comentários:

Paulo Coutinho disse...

Irene obrigadopela homenagem para nossa filha. Mando pra você um abraço e a prometida letra de Caetano Veloso onde a inspiração é nome de sua irmã. Espero que gostes...
"Eu quero ir, minha gente, eu não sou daqui
Eu não tenho nada, quero ver Irene rir
Quero ver Irene dar sua risada
Quero ver Irene dar sua risada
Irene ri, Irene ri, Irene
Irene ri, Irene ri,
Quero ver Irene dar sua risada"

Marcia Schmaltz disse...

Muito obrigada, Irene, pela sua delicada homenagem.

Annie Schmaltz Hsiou disse...

Irene! Muito obrigada por ter postado momentos no aniversário da Dandara. Eu não estava aí e isso me deixou muito chateada! Queria tanto ter estado nesse momento tão bonito da vida dela!
Abraços da Dinda (madrinha) da Dandara: Annie Schmaltz Hsiou

Irene Fernandes Abreu disse...

A toda a familia da Dandara:
Eu é que quero agradecer terem-me deixado partilhar uma festa tão bonita, quanto original. A Dandara é uma menina inteligente, bonota, doce e acima de tudo, sortuda, por ter uma familia maravilhosa e muitos, mas muitos amigos.
Que Deus a guie sempre no melhor caminho. Beijos para todos.

Anónimo disse...

Que grande e lindo bolo.