sábado, 19 de março de 2011

Porque hoje é o Dia do Pai...

O meu pai, faleceu há muitos anos, mas continua presente no meu dia a dia. É recordado com carinho sempre que falamos dele e carrego o seu legado, não em bens materais, mas em bens morais, que me ajudaram a ser a pessoa que hoje sou, porque sempre me ensinou o respeito pelos outros e por mim própria, a honestidade e a sinceridade.

Nasci na década de 50. Hoje sinto a nostalgia de um tempo que parecia ser mais inocente e feliz. Ele próprio reconheceu alguns erros que fizeram parte da nossa relação, mas também sempre me fez ver que não era nenhum herói, que era apenas um pai. Era uma pessoa respeitada por colegas, amigos, vizinhos e sempre se preocupou em passar-me valores éticos, que foram fundamentais na minha vida.
Em certos momentos, senti-me incompreendida, inconformada e injustiçada, porque também em momentos da nossa vida, sentimo-nos inseguros e indecisos na busca do caminho certo.
E, ali estava o meu pai a dar-me a sua ajuda e conforto nesses momentos de desalento. Ele foi pra mim, na minha geração, a figura intelectualmente mais importante, o norte absoluto, uma bússola de altissima precisão que fez a ligação do meu pequeno mundo, com o todo.
Pelas gratas recordações e ensinamentos, o meu muito obrigada… pai!
A TODOS OS PAIS, UM DIA FELIZ!
Quando um bebé nasce, e, se for rapaz, o pai, imagina logo: “quando ele crescer, pode ir comigo ao footebool”… mas ser PAI é muito mais que isso e infelizmente há pais que se esquecem de cumprir o seu papel dentro da família e da sociedade.
Ser pai é, acima de tudo, ser o amigo de todas as horas... é estar sempre próximo, acessível, buscando estar presente na vida do filho.
Ser pai é uma missão divina, que coloca o ser humano próximo do seu criador, o pai deve ser o farol dentro da vida dos seus filhos, encaminhando-os no difícil trilhar dessa existência.
Ser pai é aceitar as responsabilidades que ultrapassem o limite das suas forças, porque lutando e dando exemplos de preseverança, será o exemplo que o filho aprenderá.
Ser pai é, além de educar, estar o mais tempo possível ao lado dos seus filhos, abdicando muitas vezes de outros prazeres, para desfrutar um jogo de bola, brincar com carrinhos, empinar papagaios de papel, andar de mãos dadas...
Ser pai é vencer o cansaço de um dia de trabalho e, com o coração em festa, sentar-se com o filho para ver um desenho animado, ouví-lo falar das suas experiências e ajudá-lo a vencer as dúvidas…
Ah, o tempo passa tão depressa…os primeiros passinhos transformam-se em largas passadas e a criança rapidamente se transforma em adolescente e hoje ultrapassa a nossa altura.
Sim a missão é pesada e difícil, mas a recompensa virá no êxito do filho que você criou para o despertar do homem, que será também um futuro pai.
PERDOAR...
Os filhos que se sentem revoltados porque os pais não corresponderam à suas expectativas, lembrem-se das palavras de Mahatma Gandhi:
“O fraco nunca consegue perdoar. Perdão é atributo do forte.”,
por isso, seja forte e erga-se para o maior dos desafios: restaurar essa aliança quebrada, ensinando os pais como amar. Devemos superar quaisquer que sejam os efeitos danosos que as nossas infâncias tiveram sobre as nossas vidas e seguir em frente, sinal evidente que evoluimos e temos o maravilhoso dom de saber perdoar...

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta serve para mim ... sou fraca de facto ... mas gostava de ter tido alguém. ...Hoje não lamentaria.

Anónimo disse...

Quanta raiva existe por vezes atrás de um adulto bem sucedido, que afinal está cheio/a de traumas de infância? Eu sou um deles, mas ninguém sabe o porquê, irá comigo para a cova!