terça-feira, 12 de maio de 2009

Cabeleireiros na China

Como país de contrastes, a China, de imensas tradições milenares, é uma das civilização das mais antigas, cuja identidade continua a ser para nós de uma certa complexidade.
Apesar de nos últimos anos a China ter tido uma grande abertura, mostrando ao mundo um pioneirismo notável nas áreas da arte e da ciência, conserva porém, certas particularidades bastante curiosas que vale a pena dar aqui a conhecer, uma vez que ao longo de muitos anos, divido a minha vida entre Macau e a China, (aqui ao lado), onde sempre que tenho oportunidade, passo os meus tempos livres.
É claro que Macau, apesar de ter tido uma administração portuguesa durante 450 anos, preserva muito desta cultura, diria mesmo, que os portugueses nem beliscaram os seus hábitos e tradições, antes pelo contrário, fomos aproveitando o que de bom esta cultura nos oferece e é aqui que quero chegar: aos cabeleireiros, por exemplo.
Esta é a forma como é sinalizado um salão de cabeleireiro: a ladear a porta de entrada, (neste caso estão junto a um anúncio, para despertar melhor a atenção), são colocados dois cilindros que se movem, alguns têm luz por dentro, muitas vezes, as entradas são tão discretas, que, se não fosse conhecermos esta caracteristica, nem sabíamos que se tratava de um cabeleireiro.

Enquanto que, em Portugal, nós chegamos ao salão e nos encaminham para os lavatórios onde de imediato se procede à lavagem do cabelo, pois por cá, depois de nos sentarmos em frente do espelho, começam por nos deitar algumas gotas de champoo e outras tantas de água tépida e ali mesmo começa a lavagem do cabelo com gestos suaves, massajando o couro cabeludo, durante cerca de quinze minutos, removem de vez em quando a espuma que deitam para um cesto, previamente, forrado com um plástico e continuam por mais algum tempo com o mesmo procedimento, deitando as gotas de champoo seguidas de um pouco de água.

Depois é que nos levam para o lavatório onde removem a espuma, lavam de novo e, quando chega a vez do amaciador, procedem a uma longa e agradável massagem, tendo o cuidado de fazer incidir os nós dos dedos em pontos estratégicos nas frontes, testa e nuca, que nos deixam revigorados e leves. Aqui em Macau é assim que por norma procedem.

Nos cabeleireiros da China, para além de todos os procedimentos já descritos, após a saída do lavatório, já sentados na cadeira, têm o hábito de, antes do corte ou da secagem do cabelo, continuarem a fazer a massagem, voltando a pressionar frontes, a nuca, o pescoço, costas e, finalmente, os braços, fazendo-o de uma forma muito suave e especial, o que nos deixa quase a dormir.

Agora é a vez de fazer a massagem às costas.
Portanto, para quem se sente cansado, com dores de cabeça e de costas, não há nada mais agradável que ir... lavar a cabeça!

Aqui está o cabeleireiro a esticar o cabelinho à minha amiga já na fase final, após uma hora e tal de termos entrado.

Hora do almoço? Não há problema, qualquer cantinho serve para comer uma porção de arroz com legumes e um pouco de carne ou peixe e está pronto a continuar a labuta.
Isto no que toca a estabelecimentos porque...

... perto de um mercado, por debaixo de um toldo, podemos ver bastante acção, onde se misturam, cortes de cabelo a crianças e adultos...

...como se pode ver, um cliente a aparar a barba, tudo feito na maior das descontrações e de forma rápida e prática.

Como também há muitas clientes para o arranjo das unhas, que por acaso, não ficaram nada mal, dado o local e o preço...

Que tal este belo corte? Os pais parecem divertidos e o facto é, que por onde esta cabecinha passava, despertava a atenção, acompanhada de sorrisos carinhosos.

Para finalizar e na hora de maior calor, mais uma vez encontrei dorminhocos, cujos locais não devem ser os mais confortáveis para passar pelas "brasas"...

7 comentários:

ANTONIO CAMBETA disse...

Estimada Amiga e Ilustre Romancista, para quem não conhece as tipivicidades de Macau ou China poderá parecer extranho, mas tudo o que descreve em seu artigo é 100%verdade, eu, por norma em Macau corto o cabelo numa das mais antigas barbearias de Macau, que fica situada perto do BNU em plena Avenida Almeida Ribeiro, claro que não tem esses tratamento de luxo, é uma salão misto, barbearia e cabeleireiro.
Porém na Tailandia o corte de cabelo numa barbearia normal fica por 60 Baths e em Macau pago 60 patacas.
Na China cortei lá somente um vez o cabelo, pois existem, aqui mesmo ao lado barbearias que só tem esse nome, as mestras são meninas que tem as tesouras afiadas para outro tipo de trabalhos.
Um dia se passou um caso até giro, eu precisa de cortar o cabelo, ia acompanhado de minha esposa, e ia a entrar para o local, e fui advertido por muita esposa, as mestras essas é que não gostaram lá muito rsrsrsrsr
Era como em Macau nos anos 60 onde as barbearias trabalhavam 24 horas por dia, abriram tantas, tantas que deu barraca e por fim foram encerradas.

Anónimo disse...

Pois é amigo, é preciso muito cuidado com "certas" massagens...

Leocardo disse...

Muito bem. Este é o tipo de blogoreportagem que eu gosto.

Cumprimentos.

Mariaa disse...

PASSEAR,DIVERTIR-SE E TRANSMITIR AO OUTROS A SUA EXPERIENCIA E DE ENALTECER E AGRADECER, POIS ASSIM TODOS NOS CASO ASSIM O DESEJARMOS PODEMOS TER EXPERIENCIAS PARECIDAS E ASSIM MAIS IDEIAS P PARTILHAR'.Mariaa

Anónimo disse...

Ah, Ah, Ah, é só apanhá-los distraídos e... zás, a prova que os chioneses também gostam de fazer sestas. Até parece os muchachos lá pra bandas de Espanha e México, dormem em qualquer canto.

Sandra disse...

Olá..moro no Rio Grande do Sul, sou cabeleireira e amei o lavatório que é totalmente inclinado. Como poderia obter esse lavatório?? se puder me ajudar agradeço. meu e-mail é: sandramatosflores@hotmail.com

Obrigada!
Sandra

Mirna disse...

É divertido ver os cabeleireiros diferentes países. Também gostaria de ver as diferenças de tratamentos de beleza. Por exemplo, o tratamento para o cabelos secos é diferente no Brasil do que na Alemanha ou Israel.