segunda-feira, 18 de maio de 2009

Céu sem estrelas


Hoje vi na TV um documentário intitulado «11 Hour», com narração do actor Leonardo de Caprio.
Provavelmente já conhecem, mas para quem ainda não conhece, recomendo vivamente (segue link em baixo). Demora uma hora e meia, mas vale a pena.
Mais do que um alerta sobre a situação presente e futura da nossa casa, que é este Planeta Terra, também nos trazem sugestões de soluções que podemos, cada um de nós, começar desde já a implementar.
Milhões e milhões de seres humanos estão tão bem ajustados ao meio urbano e industrial, que já não se importam com os cheiros dos gases dos escapes dos automóveis, ou com a fealdade gerada pelas irregularidades das formas urbanas;
acham normal cair nas armadilhas dos engarrafamentos de tráfego, passar grande parte dos domingos com sol em auto-estradas de betão entre a bestialidade dos anónimos e amorfos roncos dos motores dos carros.
A vida na moderna cidade tornou-se um símbolo do facto de que o homem se pode adaptar a céus sem estrelas, a avenidas sem árvores, a edifícios disformes, a pão sem sabor, a festas sem alegria, a prazeres sem espírito - a uma vida sem referência ao passado, amor pelo presente e esperança no futuro.
Há que tomar CONSCIÊNCIA sobre onde estamos e para onde queremos ir. Questionarmo-nos sobre o que andamos cá a fazer. Como andamos nós a usar o nosso tempo? E o tempo dos outros? Saber que o Planeta sobrevive sem nós, mas nós não sobrevivemos sem este Planeta.
Cuidem bem dele... não se habituem a ver um «céu sem estrelas»...

3 comentários:

ANTONIO CAMBETA disse...

Ainda não tive o prazer de ver esse documentário, mas para mim, a vida é levada de uma forma bem diferente da habitual, pois passo a maior parte do ano num clima puro cheio de arvoredo e ar saúdavel, lá na aldeia no norte da Tailandia.

Anónimo disse...

Eu vi este comentário e é mt interessante. Até arrepia ver o que se passa no nosso planeta diariamente, muito o pobrezinho tem aguentado...Se os governos não deitaram mão a isto, adeus planeta azul...
Francisco Pereira

Anónimo disse...

Vai lá vai... fiquei de cabelos em pé ao ver o comentário. Será que ninguém deita mão a isto? Só pensam no dinheiro, mas tratar do planeta, tá quieto!
Um beijinho pra ti fofinha, tás em pleno, hein?
Ana M. Rosário