segunda-feira, 8 de junho de 2009

Cansaço...



Um cão velho e com um olhar cansado, caminhava lentamente pela rua e, inesperadamente, empurrou com o corpo o portão que estava entreaberto, e entrou no meu pequeno jardim.
Eu pude ver, pela coleira e pelo pêlo brilhante, que ele estava bem alimentado e bem cuidado.
Indiferente ao meu olhar admirado, ele andou calmamente até mim e eu fiz-lhe festas encantada pela meiguice do animal. Então ele seguiu-me e entrou comigo em minha casa. Passou pela sala, entrou no corredor, deitou-se num cantinho e dormiu.
Uma hora depois ele foi até à porta, pedindo com o olhar para eu lhe abrir a porta. Compreensiva e obediente, deixei-o sair.
No dia seguinte ele voltou, fez-me uma "festinha" semelhante à da véspera, entrou desta vez sem qualquer cerimónia em minha casa, deitou-se no cantinho do corredor e novamente dormiu durante uma hora e tal. Isto foi-se repetindo durante várias semanas.
Até que um dia, intrigada com a atitude do animal, decidi escrever um bilhete e coloquei-o na coleira: "Gostaria de saber quem é o dono deste lindo e amável cão, e perguntar se sabe que ele vem até a minha casa todas as tardes para dormir..."
No dia seguinte ele chegou para a sua habitual soneca, com um outro bilhete na coleira:
"Ele mora numa casa com 6 crianças, 2 das quais têm menos de 3 anos - provavelmente ele está a tentar descansar um pouco. Posso ir com ele amanhã?"


O que há em mim é sobretudo cansaço —
Não disto nem daquilo,
Nem sequer de tudo ou de nada:
Cansaço assim mesmo, ele mesmo,
Cansaço.
(Extracto de "poemas" de A.Campos)

4 comentários:

Anónimo disse...

eh, eh, eu às vezes também me apetecia ser cão...

Anónimo disse...

Oi amiga, gostei dessa do cão. lol Imaginação não te falta.
beijinhos à tua sara.
Ana Simões

Anónimo disse...

Bonita estória para ilustrar o dia-a-dia de quase todos nós. Muito stress e pouco descanso é o que nos vai esperando. Cumprimentos

O Espírito do Tai Chi disse...

Amiga Irene,

A história não sei se te aconteceu ou não mas... não deixa de ter muita piada.

Um abraço deste "longinquo" Portugal,

António Serra