segunda-feira, 22 de junho de 2009

A quem pertence a prenda?


Perto de Tóquio vivia um grande samurai idoso que agora se dedicava a ensinar zen aos jovens. Apesar da avançada idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.
Certa tarde, um guerreiro conhecido pela sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação: esperava que o seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para reparar os erros cometidos, contra-atacava com uma velocidade fulminante. O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta. Conhecendo a reputação do samurai, estava ali para derrotá-lo, e aumentar a sua fama. Todos os estudantes se manifestaram contra a ideia, mas o velho aceitou o desafio.
Foram todos para a praça da cidade, e o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras na sua direcção, cuspiu, gritou todos os insultos conhecidos, ofendendo inclusive os seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se.
Desapontados pelo facto do mestre aceitar passivamente todos os insultos e provocações, os discípulos perguntaram: - “Como é que o senhor pode suportar tanta indignidade? Por que não usou a sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?”
- “Meus amigos, se alguém chega até um de vocês com um presente, e vocês não o aceitar, a quem pertence o presente?”
- “A quem tentou entregá-lo” - respondeu um dos discípulos.
- “O mesmo vale para a inveja, a raiva, e os insultos” - disse o mestre – “Quando não são aceites, continuam a pertencer a quem os carregava consigo.”
A sua paz interior, depende exclusivamente de si. As pessoas não podem tirar-lhe a calma e a dignidade, só se você o permitir...
LAO TSE disse:
aquele que:
… conhece os outros, é sábio;
… conhece-se a si mesmo, é iluminado;
… vence os outros, é forte;
… vence a si mesmo, é poderoso;
… conhece a alegria, é rico;
Seja humilde e permanecerá íntegro.
O sábio não se exibe, por isso brilha. Ele não se faz notar e por isso, é notado.
Ele não se elogia, e é por isso que tem mérito, precisamente porque não está a competir, ninguém no mundo pode rivalizar com ele.

5 comentários:

Anónimo disse...

"Ele não se elogia, é por isso que tem mérito..."
Pois pois, não é o caso de certas pessoas, que passam a vida a mostrar que são melhores que as outras. Que a carapuça lhes sirva!

Anónimo disse...

Ola amiga
Gosto imenso do Lao Tse. A filosofia oriental sempre me encantou, porque tem sempre um bom fundo moralizador.
Mais uma vez gostei muito desta historinha.
Beijinho'
Ines

Anónimo disse...

Pois... pois... há quem faça grandes esforços para ser notado, exibindo-se em tudo o que é lugar, mas nem por isso, leva a melhor, eh, eh, eh

Anónimo disse...

Concordo plenamente!

Unknown disse...

Ola Irene como vai Macau depois das ferias em Portugal.
E que tal a agua do Bom Vento.
Beijocas para todos com saudades
Aida e Joao