quinta-feira, 18 de março de 2010

As emoções e o sucesso!

As emoções humanas são um universo no interior do qual gravitamos a todo o instante e todos os dias da nossa vida, para não dizer, a cada minuto e mesmo a cada segundo, pois temos de fazer frente às nossas, e às emoções dos outros. Estas, desempenham um papel central e capital no equilíbrio e na saúde de todo o ser humano. Elas, tanto podem dominar-nos, fazer-nos felizes ou infelizes. Tanto podem iluminar a nossa existência, como torná-la obscura e insuportável.
Mas as emoções existem e o facto é que não podemos prescindir delas. O problema é que nunca aprendemos na escola o que são emoções, como funcionam, como nos influenciam, como interferem nas nossas relações com os outros. Em resumo, somos praticamente “analfabetos” no eu se refere a este assunto e, apesar de tudo, a maior parte de nós, a bem e a mal, consegue adaptar-se a esta ignorância.
Então qual será a solução para conseguirmos controlar as nossas emoções?
Talvez o Poder! O Poder, é uma palavra muito emocional e as respostas das pessoas a ela, são muito variadas.
É uma palavra que descreve, de entre tudo aquilo que um quer, o que ele pode realizar. Mas, só existe poder, onde existe vontade, que é uma característica da consciência individual, que pode ter a capacidade de mudar a sua vida, de moldar as suas percepções, de fazerem as coisas funcionarem para si e não contra si. É a capacidade de dirigir o seu próprio reino pessoal!
Todos nós sabemos que apenas o talento não garante o sucesso. Nem a inteligência ou a educação. O mundo está cheio de pessoas espertas, cultas e talentosas, que fracassaram nas suas vidas.
Longas horas e trabalho duro não garantem o sucesso também.
Então qual é o segredo? Porque será que a riqueza e a felicidade chega para uns e não para outros? O que poderemos fazer para mudar a nossa qualidade de vida? Como poderemos conseguir tudo (ou quase tudo) que desejamos e merecemos da vida? E como eliminar o que não queremos?
O que é preciso fazer no nosso dia a dia para conseguir o sucesso?
Para responder a essa pergunta é necessário primeiro entender o que é "sucesso" e o que todas as pessoas de sucesso têm em comum.
As pessoas de sucesso aprenderam a controlar os seus pensamentos, emoções, acções e superaram crenças auto-destrutivas.
Elas descobriram (ou re-descobriram) o seu espírito, a sua missão, um propósito e um caminho na vida para terem a coragem de definir objectivos e viver os seus sonhos. Estas pessoas aprenderam como controlar as suas vidas, traçando um curso directamente para o sucesso. Elas dominam o poder pessoal:

• Ter controle sobre os seus pensamentos, emoções, acções, e destino. E como descartar crenças e atitudes auto-destrutivas?
• Começar por construir um modelo mais eficiente de pensamento.
• Direccionar-se ao que realmente é importante para si. Descobrir a sua missão, ter uma nova visão e um propósito na vida.
• Aprender a definir e alcançar objectivos e a controlar o seu tempo.
• Sair para a jornada da sua vida com energias e confiança renovadas.
• Descobrir quem você é. Avaliar os seus pontos fortes, desafios, sucessos, valores, papeis e temperamento. Ter uma visão expandida do que você espera de si mesmo.
• Aprender a agir - não apenas a reagir.
• Aprender a buscar soluções - não apenas a enfrentar os problemas.
• Aprender técnicas específicas para ajudar a retirar obstáculos e seguir no caminho que você definiu para si mesmo.
• Fazer pequenos cursos - aprender actividades de sucesso para o ajudar a manter e a expandir os seus ganhos e a ajudá-lo a reforçar as sua emoções
• Descobrir um núcleo de força e serenidade sempre disponíveis.

Pode assim dirigir a sua actividade mental, que está subjacente a toda a acção física, com a mesma habilidade e poder. E, o principal, é saber construir uma vida, em vez de só tentar ganhar a vida!

Sem comentários: