
A Amorphophallus titanum (Araceae), também conhecida por "flor cadáver", porque depois de aberta, emite um cheiro repulsivo a peixe. Este odor destina-se a atrair os animais polinizadores, que são principalmente, os escaravelhos de estercos e moscas varejeiras.
Esta flor é muito rara e é também muito peculiar, pois floresce apenas durante três dias a cada 40 anos, um privilégio que a mãe Natureza concede de vez em quando a nós, pobres mortais…

A planta titanum cresce num grande caule que pode pesar mais de 80 kg; O caule florido pode atingir 3 metros de altura e abrir com um diâmetro superor a um metro.
Milhares de verdadeiras flores estão escondidas dentro da sua base (um caule central carnudo) o grande cálice invertido assemelha-se a um enorme sino.

Tal fenómeno acontece em seis horas.
Dentro desta flor em forma de sino, estão imensas flores pequenas, de ambos os sexos. As flores femininas florescem primeiro, seguidas, um dia mais tarde, pelas flores masculinas. A seguir a uma polonização bem sucedida, após uma semana, as pétalas embranquecem, murcham e caem.
Umas sementes vermelhas do tamanho de uma cereja ficam à vista, esperando que alguma ave as coma de modo a que as sementes sejam depois defecadas, crescendo deste modo, novas plantas noutros lugares.
2 comentários:
Estimada Amiga e Ilustre Historiador D. Irene
Já as vi bem ao perto e me deram volta ao estomago.
Sâo bonitas, mas como muito bem descreveu tem um cheiro a cadáver em decomposição.
Um abraço amigo
Mais um assunto que desconhecia. Mas contigo a partilhar conhecimentos esperoaprender um pouco todos dias.bjcs MIMI
Enviar um comentário