quarta-feira, 17 de março de 2010

A maior flor do mundo

Esta é a maior flor do mundo, cujas flores podem atingir um diâmetro superior a um metro.
A Amorphophallus titanum (Araceae), também conhecida por "flor cadáver", porque depois de aberta, emite um cheiro repulsivo a peixe. Este odor destina-se a atrair os animais polinizadores, que são principalmente, os escaravelhos de estercos e moscas varejeiras.
Esta flor é muito rara e é também muito peculiar, pois floresce apenas durante três dias a cada 40 anos, um privilégio que a mãe Natureza concede de vez em quando a nós, pobres mortais…O habitat natural da titanum são as florestas equaturiais da Sumatra Central, na Indonésia. A planta pertence à mesma família das comuns plantas domésticas (Dieffenbachia Amorphophallus titanum (Araceae), sendo incrivelmente muito maior…
A planta titanum cresce num grande caule que pode pesar mais de 80 kg; O caule florido pode atingir 3 metros de altura e abrir com um diâmetro superor a um metro.
Milhares de verdadeiras flores estão escondidas dentro da sua base (um caule central carnudo) o grande cálice invertido assemelha-se a um enorme sino.
A gigante "flor cadáver" floresce apenas ocasionalmente em cativeiro. E a sua florescência dura apenas um ou dois dias, sendo um verdadeiro acontecimento fora do comum.
Tal fenómeno acontece em seis horas.
Dentro desta flor em forma de sino, estão imensas flores pequenas, de ambos os sexos. As flores femininas florescem primeiro, seguidas, um dia mais tarde, pelas flores masculinas. A seguir a uma polonização bem sucedida, após uma semana, as pétalas embranquecem, murcham e caem.
Umas sementes vermelhas do tamanho de uma cereja ficam à vista, esperando que alguma ave as coma de modo a que as sementes sejam depois defecadas, crescendo deste modo, novas plantas noutros lugares.

2 comentários:

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga e Ilustre Historiador D. Irene

Já as vi bem ao perto e me deram volta ao estomago.
Sâo bonitas, mas como muito bem descreveu tem um cheiro a cadáver em decomposição.
Um abraço amigo

maria disse...

Mais um assunto que desconhecia. Mas contigo a partilhar conhecimentos esperoaprender um pouco todos dias.bjcs MIMI