quarta-feira, 22 de junho de 2011

Dormir e sonhar....


Passamos cerca de um terço da nossa vida a dormir. O sono é aparentemente um estado inconsciente, mas na realidade, o cérebro está tão activo quando estamos a dormir como quando estamos acordados, o que pode ser visto através da medição dos sinais eléctricos do cérebro, da pressão arterial, do ritmo cardíaco, do consumo de energia entre outros aspectos vastamente estudados.
Há quem se dedique a traduzir os enigmas dos sonhos e que nos poderá ajudar a compreender factos da nossa vida e do nosso quotidiano uma vez que não podemos associar os sonhos só a factores externos, porque muitos dos nossos sonhos são símbolos da historia pessoal de cada um e cabe somente a nós decifrá-lo. Existem diferentes tipos de sonhos:
1. Criativos, são aqueles em que pessoa consegue reproduzi-los através de pinturas e até mesmo livros;
2. Lúcidos, são quando estamos a sonhar, se tem controle do mesmo;
3. Previsíveis, qundo se sonha com eventos que estão para acontecer;
4. Repetitivos, aquele em que acontece a mesma coisa sempre, normalmente quando temos alguma coisa que nos preocupa na vida real;
5. Sensuais, principalmente na puberdade, mas não deixa de acontecer durante toda a nossa vida e como o próprio nome diz, está relacionado com a sexualidade;
6. Pesadelos, que querem dizer preocupação e medos de acontecimentos da vida real.
Antigamente, falava-se que os sonhos eram mensagens dos deuses, mas alguns parapsicólogos, como Charles Tart, acreditam que o sonho é uma entrada para outro universo, um universo paranormal de OBEs, com mensagens cósmicas e onde entra também o celestial nirvana…
Sonhamos mais em criança, porque nos sentimos mais frágeis: os sonhos são a forma que o cérebro encontra para descarregar o stresse e se ‘treinar’ para as situações de perigo, por isso é que as crianças têm tantos sonhos aterradores com monstros e fantasmas.
Em adultos, já no controlo das nossas vidas e das nossas emoções, o cérebro está mais descansado. Sonhamos menos e com menos ‘acção’. Mesmo assim, de vez em quando, ainda passamos a noite em autênticas telenovelas inventadas no nosso imaginário.
Mas por que é que temos todos sonhos tão comuns? Por que é que há sonhos que toda a gente tem? Alguns são, explicam os especialistas, sonhos ‘primordiais’, sonhos que herdámos dos nossos antepassados pré-históricos, como sonhar com cobras, que a maioria de nós nunca viu na vida.
E a maioria dos pesadelos são sonhos em que perdemos o controlo: por muito que tenhamos crescido e aprendido, há medos que nunca passam... Os sonhos têm significados muito menos esotéricos do que se pensa, e muito mais ligados aos nossos medos, quotidianos ou herdados, e às nossas emoções. Mas então, o que é que significa sonhar com...
1 - Perseguições – É um dos sonhos mais recorrentes nas crianças, que se sentem fisicamente mais frágeis e mais ameaçadas e ainda não aprenderam a distinguir um perigo verdadeiro de um real. Mas continua a acontecer na idade adulta. Continua a significar um estado de ansiedade na vida, seja por que motivo for, e não necessariamente que se está a sofrer de assédio no local de trabalho...
2 - Que se está a cair – Pode significar apenas uma alteração na ‘torre de controlo’ de equilíbrio do cérebro, mas pode significar também que se está a atravessar uma fase em que temos pouco controlo sobre a nossa vida.
3 - Perder dentes – Um sonho que parece absurdo (porquê perder dentes e não uma perna, ou um braço, ou cabelo?) mas que é partilhado por uma esmagadora maioria das pessoas de todo o mundo. Pode significar simplesmente... pois: problemas de dentes, passados ou futuros, que o cérebro magnifica, como se tivesse uma lupa, para que lhes prestemos atenção. Também pode ser um sonho herdado da infância (temos mais do que pensamos), ou ainda uma preocupação em manter qualquer coisa que sentimos que alguém nos quer tirar.
4 - Onda gigante – Não, não é um sonho premonitório de tsunami. É outro sonho pré-histórico, e significa geralmente que estamos a reviver um susto para que o cérebro possa libertar em segurança as tensões acumuladas. Atenção que isto não significa necessariamente (aliás, quase nunca) um susto no mar, pode ter sido uma qualquer situação de pânico, ou mesmo um trauma de qualquer espécie. O sonho coloca-nos numa situação de medo básico, que todos os humanos reconhecem, para nos fazer reviver essa emoção.
5 - Voar – Basicamente, significa desejo de liberdade, ou necessidade de ter uma visão global das coisas sem ser visto (sonhar com o próprio funeral, por exemplo, é muito comum).
6 - Um teste ou exame para o qual não estamos preparados – Não é só na infância e na adolescência que temos este sonho: a ansiedade do desempenho acontece em qualquer idade. Mas como as imagens e recordações infantis permanecem muito fortes em nós, o cérebro vai buscar essas imagens para nos fazer reviver esse medo.
7 - Sair à rua sem roupa – Outro clássico, e o mais fácil de explicar: receio do olhar dos outros. Por qualquer razão, sentimo-nos mais expostos (mudámos de emprego? Conhecemos alguém novo?) e mais sensíveis à opinião que os outros têm de nós.
8 - Sexo – Há imensas situações sexuais, e, curiosamente, as mulheres têm sonhos sexuais mais agradáveis do que os homens. E não, sonhar que se salta para cima do patrão não quer dizer que é o homem da nossa vida ou que sempre tivemos o fetiche do poder, mas simplesmente que o cérebro está numa de juntar a eito bocados do puzzle da nossa vida, e nem todos têm de fazer ‘sentido’... Sexo com o (ou a) ex pode significar apenas que o cérebro ficou momentaneamente ‘encalhado’ no passado, e não que se deseje lá voltar... Sexo com outra mulher não significa necessariamente tendências homo, mas uma celebração da feminilidade (muitas grávidas têm este sonho). Com um estranho, dizem os psiquiatras que significa uma parte de nós que não conseguimos ou não queremos aceitar, ou apenas a projeção dos nossos desejos numa ‘tela em branco’... Claro que, se o estranho for o George Clooney, não são precisas muitas explicações...

OS ANIMAIS TAMBÉM SONHAM? Quem tem animais, já se apercebeu que o seu cão ou gato mexe-se enquanto dorme, ou emite sons durante o sono. É que o bichinho pode estar a sonhar, uma vez que os sonhos de um gato ou cão, pode ser influenciado pelo ambiente em que ele vive. Se o animal está num ambiente barulhento e onde ele não recebe atenção, poderá dormir pouco, tornando-se stressado e solitário.
Por outro lado, os animais que vivem num ambiente tranquilo, que recebem carinho e atenção, tendem a ter o sono mais calmo. De acordo com especialistas, é importante ainda respeitar os animais durante o descanso e deixar que eles durmam repousadamente.

Sem comentários: