quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dia da criança


Tu, criança,
que vives a correr,
és a promessa
do que vais ser...
és a esperança
do que poderíamos ser...
és a inocência
que deveríamos ter...

Criança que brinca,
corre, pula e grita!
Que mostra ao mundo,
como se deve viver…
Vive cada momento, feliz,
como quem acredita
num mundo melhor
que ainda espera ter!

És a criança,
que um dia vai crescer!
És a esperança
da humanidade se entender!
És a realidade
que o adulto precisa ver...
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças recebem presentes.
É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de diversos abusos, que vão desde maus tratos, doenças, fome e discriminação da raça, cor e estatuto social.
Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945. Muitos países da Europa, do Médio Oriente e na China entraram em crise, ou seja, tinham péssimas condições de vida.
As crianças desses países viviam muito mal, não havia comida e os pais, que também não tinham meios de subsistência nem dinheiro para os alimentar, tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, muitos deles faziam trabalhos duros em condições desumanas e em péssimas condições para a saúde e, por isso mesmo, muitos deles não chegavam a adultos e os que chegavam, tinham sérios problemas de desnutrição (tuberculose entre outras doenças), que os levava à morte ainda jovens. A maioria dessas crianças, não sabia ler nem escrever.
Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver esse problema e foi assim que nasceu a UNICEF. (é uma agência das Nações Unidas que tem como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades).
Mesmo assim, era difícil trabalhar ajudar as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados em aderir aos direitos da criança.
Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo e assim, foi comemorado pela primeira vez no dia 1 de Junho desse ano, mas só a 20 de Novembro desse mesmo ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU, aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança!
Porém, só nove anos depois, em 1959, é que esses direitos das crianças passaram para o papel. Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se fossem cumpridos em todo o mundo, poderiam fazer com que todas essas crianças tivessem uma vida digna e feliz.
Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
- afecto, amor e compreensão;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;
- educação gratuita;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
Dia Mundial da Criança, é muito importante, mas infelizmente estes “direitos das crianças”, nem assim são cumpridos pois sabemos que cada vez mais, são abusadas de diversas formas em todos os cantos do mundo.
Mas as datas, dedicadas à criança, diferem em muitos países, no Japão e na China, por exemplo, é comemorado no dia 5 de Maio, na Alemanha dia 20 de Setembro, em Portugal, é festejado em 1 de Junho, pois o mês de Maio homenageia Maria, mãe de Jesus e assim, cada país dedica esse dia conforme a sua cultura e história.
O Dia das Crianças no Brasil, é festejado no dia 12 de outubro e foi criado por um político, na década de 1920. O Deputado Federal Galdino do Valle Filho, teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças. Os deputados aprovaram a idéia e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança, pelo presidente Arthur Bernardes, através do Decreto nº 4.867, de 5 de novembro de 1924.

Mas, somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson & Johnson, para aumentar as suas vendas, lançando a "Semana do Bebê Robusto", é que a data passou a ser comemorada.

Sem comentários: