quarta-feira, 3 de junho de 2009

Casar na China


Sempre que é possível, lá vamos nós passar um fim de semana a Cantão (Guangzhou), que não chega a três horas de viagem aqui de Gongbei, Zhuhai.
Cantão, é uma das cidades mais ricas da China moderna, identificada pela economia pulsante, arranha-céus que não param de crescer, dezenas de templos, muitos centros comerciais dedicados ao consumo e ostentando uma vida nocturna efervescente. Pouca gente, no entanto, conhece Guangzhou, (Cantão), capital da província de Guangdong, no extremo sul da China.
Com aproximadamente 10 milhões de habitantes, Cantão é uma cidade vibrante e que, a exemplo de toda a China, fascina pelo desconhecido, também pela sua história e a beleza estonteante dos seus palácios, com o maior número de restaurantes e casas de chá, atrai imensos turistas pela fama da sua comida, pois a cozinha cantonense é conhecida internacionalmente, não só pelos seus bem arranjados pratos coloridos, como pelo aroma, sabor e variedades infindáveis de receitas populares e regionais.
Há muitas zonas de comércio que atraem os turistas, não só pelo movimento, cor e alegria da decoração das ruas, como pelos seus enormes e coloridos anúncios, como também pelas imensas ofertas de tudo o que se pode imaginar. É pitoresco caminhar por exemplo, pelo burburinho da Beijing Lu (Rua de Pequim).



Centros Comerciais, feiras de rua, restaurantes, enfim... mas o que me tem despertado a atenção, a qualquer parte que vá, são as agências fotográficas, que aparecem quase em cada esquina e que oferecem a concretização de alguns sonhos através das fotos com que aliciam os futuros noivos.
É um comércio florescente em toda a China.
Poderemos mesmo chamar-lhes de "vendedores de sonhos".



Casar-se na China supõe um processo de preparativos burocráticos e de ordem social para celebrar a cerimónia. É necessário familiarizar-se com a família da noiva e do noivo como manda o "figurino". Portanto, e, para não fazer má figura perante os amigos e familiares, há que preparar a festa e... as fotos com alguma antecipação.



A agência possui álbuns, onde os noivos podem escolher as suas fotos nos lugares mais incríveis, usando os riquíssimos guarda-roupas dos estúdios.



Podem escolher o branco, importado do ocidente, que passou a integrar o guarda-roupa das noivas chinesas.



Aqui estão uns noivos dos contos de fadas!



Quem não sonha ter um casamento "imperial"?



Até mesmo com ou na neve, nada impede que os noivos fiquem com belas fotos para mostrar aos amigos e quem sabe? à sua futura geração...



... e em vez de partir em lua-de-mel no carro que arrasta as latinhas de "recém-casados", embarcar num romântico veleiro?



Por isso, há fotos tradicionais, onde os noivos aparecem com trajes tipicamente chineses...



Não se podem descurar os detalhes, que neste sentido vão desde o receber a anuência paterna, até ao seleccionar a cor predominante na festa, que deve ser o vermelho, como sinónimo de ambiente caloroso, fortuna, felicidade e amor filial. Tudo o que reflicta a cultura e a filosofia chinesas.



Os carros dos noivos, são sempre enfeitados com fitas e bonequinhos...



Finalmente, este é um casamento a sério, que casualmente vimos sair do nosso hotel. Esta noiva trajava de branco, mas no banquete irá mudar de vestido, pelo menos quatro vezes.
Por tradição, o último será o vermelho, e, no final do banquete, é de vermelho que ela, juntamente, com o marido e todos os familiares, se despedem dos convidados à porta do restaurante, agradecendo a sua presença e recebendo as felicitações.
Para quem queira saber mais, aqui vai um site de sugestões em chinês: http://winnie-bride.com

10 comentários:

Anónimo disse...

Olha que giraaaasss!!!
Afinal na China não andam todas de vermelho como eu imaginava.
Olha, tu que vives na China, não podias arranjar uma receita daqueles crepes de legumes e carne de porco? Deram-me duas receitas, mas não me parece que seja aquilo que quero.Beijinhos.
Ana Simões

Anónimo disse...

Olá amiga
Gostei muito destas fotos. Olha, faço minhas as palavras dessa amiga, gostava que arranjasses umas receitas que tenha aquele molho acridoce que os restaurantes chineses servem. Adoro aquele molho.
Beijinhos e bons passeios.
Sissi

Unknown disse...

tens um blogue que da prazer ler..
parabens!
Manela

Anónimo disse...

Estimada Amiga e Ilustre Romancista Da. IRENE,

Lindo e bem explicativo este artigo, no qual me revejo nele.
Embora casado em Macau, os rituais foram iguais aos que tão maravilhosa descreve.
Só não tirei tantas fotos coloridas, pois naquela altura ainda o colorido fotográfico estava justamente a nascer.
Como casámos pela igreja, a minha esposa foi vestida de noive, vestido branco tradicional, porém, durante o jantar foi vestida tipicamente à chinesa e trocou de vestido 3 vezes.
A cidade de Cantão conheci bem, mas já lá vão uns anitos, hoje em dia a cidade mudou imenso e aina bem.
Adorei o seu excelente artigo.
António Cambeta

Irene Fernandes Abreu disse...

Está certo meus amigos, vou passar a escrever mais coisas sobre as minhas experiências pela China e... vou tratar de arranjar as receitas.
Muito obrigada a todos pelo apoio que têm dado a este meu cantinho que gostosamente partilho com todos vocês.
Pena não ter mais tempo para o blog, mas há alturas mais complicadas...
Beijinhos

Janela da Gui disse...

Olá Irene acabei de ler o documentário sobre a v/estada em Cantão, gostei bastante sobre tudo da tua precisa descrição sobre os factos.Quanto às noivas simplesmente lindas de facto os orientais têm uma maneira de estar na vida invejável, obrigada beijinhos

Anónimo disse...

ate apetece casar.......nao ha duvida que o oriente tem algo a dizer sobre este assunto, existe uma seducao em cada um dos rituais que antecede o dia da uniao.li com gosto...Mariaa

Alexblogger.blogspot.com disse...

Pode ser que a cor branca seja bonita para um vestido de noiva, mas você não concorda que o vermelho também é uma cor interessante para um casamento?

Unknown disse...

amiga,tenho uma namorada chinesa pretendemos nos casar.estamos no japao trabalhando como devo fazer para casar com ela e depois irmos para o BRASIL?quais os documentos necessarios e aonde podemos nos casar ,japao,china ou brasil?me escrareca porfavor.atenciosamente luiz

Anónimo disse...

Olá Wadachi, conheço uma empresa no Brasil que faz casamentos para brasileiros e estrangeiros aqui no Brasil (www.savanabrazil.com.br), entra em contato, eles fizeram o casamento da minha prima que mora nos USA. Boa Sorte e abraços!!!