sexta-feira, 5 de junho de 2009

Cozinha Chinesa - Receitas



A culinária chinesa é uma das mais ricas do todo o mundo.
Os chineses consideram que ter uma faca na mesa é um acto bárbaro, e é por isso que a maior parte da comida é já preparada na cozinha em pedaços menores, e depois de cozinhados estão prontos para serem apanhados pelos pauzinhos e directamente comidos.
Bastante diferente da culinária ocidental, onde as proteínas de carne são cozinhadas como prato principal, o ingrediente mais importante na comida chinesa são as fontes de carbo-hidratos ou seja, o arroz e as massas.
O que é curioso, sendo mesmo um paradoxo, em qualquer banquete chinês tradicional, nenhum arroz deve ser servido ou, vem já no final, quando todos estão cheios, para ser recusado e portanto é uma forma de elogio, serve para mostrar que os convidados estão satisfeitos com o que lhes foi servido anteriormente.
Há uma vasta variedade de estilos de culinária por toda a China, dependendo dos locais e dos recursos de cada região, e assim é normal ver nomes de pratos tais como: Cozinha budista chinesa; Cozinha do noroeste da China; Cozinha Jiang-Huai; Cozinha Yunnan; Cozinha do nordeste da China; Cozinha Cantonense; Cozinha chinesa islâmica; Cozinha de Shanghai; Cozinha Sichuan; Cozinha de Taiwan, Cozinha Fujian; Cozinha Hainan e nunca mais acaba! Esta é apenas uma ideia da imensidade de ofertas da cozinha chinesa.
Hoje vou deixar apenas três receitas: "Rolos Fritos de Carne", "Lombo Agridoce" e "Maravilhas de Amêndoa":

ROLOS FRITOS DE CARNE


150 grs de carne de porco
Uma tortilha feita com três ou quatro ovos batidos (cerca de 18 cm de diâmetro)
10 grs de farinhas de trigo
15 grs de amido demolhado
5 grs de alho-porro bem picado
5 grs de gengibre bem picado
1,5 grs de pimenta silvestre em pó
1,5 grs de sal
5 grs de azeite
1 gr de ajinomoto
25 grs de caldo de carne
5 grs de azeite de sésamo
500 grs manteiga
Modo de preparar:
1. Picar bem a carne de porco. Misture o alho-porro, gengibre, pimenta silvestre, azeite, sal, Ajinomoto, 5 gramas de fécula, azeite de sésamo e caldo de carne.
2. Ponha a mistura sobre a tortilha de ovos e envolva uma em três quartos, formando um rolo de 150mm de largura e 18mm de espessura, deixe uma parte de 60mm de tortilha de ovos onde se faz uma mistura de amido, farinha e água, que servirá para unir o rolo. Logo, esmague ligeiramente o rolo de carne até ficar com uns 30mm de largura e 6mm de espessura. Por fim, corte em pedaços de 9mm.
3. Frite os rolos de carne numa frigideira com manteiga quente até alourar.
4. À parte, toste a pimenta silvestre na frigideira com azeite. Mais tarde retire-a e misture com sal.


LOMBO AGRIDOCE



A carne de porco é muito apreciada na China e há uma infindável variedade de deliciosas receitas com carne de porco. O prato a seguir chama-se Tangculiji, (Lombo Agridoce).



500 g de lombo de porco
• 2 pimentões verdes
• 2 fatias de ananás
• 1 cebola grande
• 2 ovos
• 1 chávena de farinha de trigo
• 3/4 de chávena de açúcar
• 3 colheres de sopa de molho de soja
• 1/3 de chávena de vinagre
• 2/3 de chávena de água
• 1 e 1/2 colheres de sopa de amido de milho
• 2 colheres de sopa de molho de tomate
• sal e pimenta do reino a gosto
• óleo para fritura

Modo de preparar:
1. Corte o lombo em fatias de 1 cm. Tempere com pimenta-do-reino e um pouco de sal.
2. Corte o pimentão em cubos de 3 cm, faça o mesmo com a cebola e as fatias de ananás. Reserve.
3. Aqueça cerca de meio litro de óleo numa pequena panela. Bata ligeiramente os ovos, passe os cubos de lombo pelos ovos e depois pela farinha de trigo. Retire o excesso e doure aos poucos no óleo quente. Escorra em papel absorvente e reserve.
4. Noutra pequena panela, coloque açúcar, vinagre e molho de soja. Leve ao fogo baixo até que o açúcar se dissolva. Acrescente o molho de tomate.
Meter outro boneco
5. Misture a água fria ao amido de milho e acrescente à mistura de açúcar e vinagre, ferva por 1 minuto e reserve. Numa frigideira ou panela grande, coloque 4 colheres de sopa do mesmo óleo em que fritou os pedaços de lombo.
6. Aqueça e acrescente os cubos da cebola e do pimentão; refogue em lume forte por 3 ou 4 minutos. Coloque os cubos de ananás e os pedaços de lombo, misture bem e regue com o molho agridoce. Cozinhe em lume baixo mais 3 minutos. Caso o molho fique muito espesso, acrescente mais um pouco de água. Sirva com arroz branco.

MARAVILHAS DE AMÊNDOA

Para 4 pessoas)
500 g de açúcar
essência de baunilha, uma pitadinha
125 g de manteiga sem sal
250 g de miolo de amêndoa
6 gemas
2 ovos completos
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
manteiga para untar as formas
açúcar para polvilhar

Modo de Preparar:
Leve ao lume o açúcar com 2 litros de água. Deixe ferver até obter um ponto não muito forte. Aromatize com a baunilha. Junte a manteiga e ferva a mistura durante 1 minuto. Adicione as amêndoas previamente peladas e trituradas. Depois de tudo muito bem ligado, retire do lume e deixe amornar. Adicione então as gemas, uma de cada vez, e os ovos, igualmente um de cada vez. Por fim junte a farinha. Unte com manteiga forminhas pequenas compridas e divida por elas a massa que preparou. Coloque as formas dentro de um tabuleiro e leve ao forno já aquecido. Depois dos bolinhos cozidos e dourados, desenforme-os e polvilhe-os com açúcar.
Fonte:www.cook168.com

5 comentários:

Mariaa disse...

PARA MIM O TEU BLOG E NAO COMENTO SO ESTE E DE UMA ABRANGENCIA O QUE TE OBRIGA (APESAR DE SER COM GOSTO) A UMA PESQUISA CUIDADA E DEPOIS A VARIADADE DE TEMAS E REALMENTE DE LOUVAR.PARABENS E CONTINUA....POIS AS SEMENTES VAIS SEMEANDO DIA A DIA E OS FRUTOS APARECERAO MUITAS VEZES M
AIS CEDO DO QUE O ESPERADO.

BEIJOCAS.......Mariaa

O Espírito do Tai Chi disse...

Amiga Irene,

Só de ler e olhar... até o apetite aumenta...

Bom fim-de-semana!...

António Serra

Anónimo disse...

Ó amigaaaa! muito obrigada pelas receitas. Caramba mulher! Fui ao site que indicas e está tudo em chinês. Tá visto que tens tradutora ou percebes aqueles gatafunhos todos???
Vou experimentar o agridoce, vamos lá a ver o que sai. Beijinhos, saudades e obrigada pelas dicas.
Sissi

Anónimo disse...

Estimada Amiga e Ilustre Romancista IRENE,

A pedido de alguém seu leitor, hoje nos trás três deliciosos pratos da culinária chinesa, que eu muito aprecio.
Lindo e bem descritas as receitas, fiquei com água na boca!...

Um abraço amigo
António Cambeta

Unknown disse...

Claro que vi as receitas Ireninha.....mas nao registei...nao aprecio comida chinesa....lol o que eu gosto mesmo e de umas comidas transmontanas e tripeiras...lol
bj