quarta-feira, 24 de junho de 2009

Dica de limpeza: VINAGRE

Está provado há muitos anos que o vinagre não serve apenas para uso culinário. Este poderoso ingrediente pode ser usado em todas as suas limpezas e pode assim livrar-se de produtos perigosos. É incrível como gastamos dinheiro com tantos produtos de limpeza, não é? Pois saiba que pode alterar muitos desses hábitos, uma vez que muitos desses produtos são tóxicos e perigosos para quem tem crianças pequenas em casa.
Nos anos 60, não existiam produtos especiais, apenas o sabão e o detergente OMO ou o TIDE para lavar a roupa. Lembro-me, na minha infância, lá em casa o nosso frigorífico era lavado por dentro com água quente e vinagre, por ser um bom desinfectante e igualmente, removia todos os odores.
Agora, a moda voltou por terem reconhecido a utilidade deste simples ingrediente culinário: O VINAGRE BRANCO, que pode ser aplicado na limpeza de toda a casa.
Aqui vão algumas dicas para o uso do vinagre, na limpeza de paredes, armários e até de panelas.
Além de ficar livre de produtos tóxicos, também pode eliminar odores, desinfectar e dar brilho aos azuleijos da cozinha e casa de banho com maior facilidade. E por um custo bem menor do que o dos imensos produtos comuns e alguns bem caros, que afinal fazem o mesmo trabalho.



LIMPE A SUA CASA COM VINAGRE E VERÁ OS EXCELENTES RESULTADOS OBTIDOS!

PAREDES: faça uma solução de vinagre e água morna em partes iguais.
Aplique-a sobre riscos de lápis e marcas espalhadas pelas paredes. Esfregue o local com um pano macio até que as manchas desapareçam. Este conselho vale também para as manchas de humidade.
ARMÁRIOS: para eliminar o odor de mofo, esvazie os compartimentos e deixe pernoitar, dentro do móvel, uma bacia com vinagre branco puro. Em seguida, passe um pano embebido nesse líquido pelo armário e deixe secar.
ODORES DE ANIMAIS: para eliminar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, remova a parte sólida dos resíduos. Em seguida, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco.
 A seguir, aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.
CASA DE BANHO: remova o mofo da junção dos azulejos, aplicando uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dentes velha.
 Deixe-o agir cerca de duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão. Para esfregar as saliências e sulcos de algumas peças de louça, use uma esponja macia embebida numa solução (meio a meio) de água e vinagre.
ROUPA: coloque num borrifador a mesma quantidade de água e vinagre branco. Aplique sobre manchas nas roupas antes de colocá-las na máquina de lavar. Para aumentar o poder de limpeza do seu sabão em pó, espere que a máquina de lavar encha e adicione à água uma chávena de chá de vinagre puro. Depois, deixe lavar normalmente.



E pronto! Experimente e comprove a eficácia da sua garrafinha de vinagre que, para além de ser óptima para temperar a carne de porco, entre muitas outras capacidades, é igualmente fantástico na limpeza da sua casa…

6 comentários:

Anónimo disse...

Curioso... na minha juventude, já se usava lá em casa, precisamente... o vinagre! Imagine-se que até para lavar a cabeça na última lavagem, eram colocadas algumas gotas de vinagre para o cabelo ficar mais sedoso.
Beijinhos
Mariaa

Unknown disse...

Lá em casa também era utilizado o vinagre para a limpesa da casa, lembro-me da minha mãe meter dentro de vinagre puro os bicos do fogão que ficavam como novos.
Boa ideia voltar a ser utilizado para este fim...

Anónimo disse...

Amiga!
Pois é uma verdade esquecida, esta do vinagre. Há uns anos atrás eu enfiava os bicos do fogão no vinagre e ficavam a brilhar. Tenho-me esquecido desse pormenor, imagina!
jinhos
Ana

Anónimo disse...

Quero lembrar também que o vinagre é óptimo, para desinfectar a fruta e hortaliça, pois bastam algumas gotas na água que lavam por exemplo os morangos, uvas, etc, para obter bons resultados.

Anónimo disse...

Olá amiga
Bastou não vir visitar o teu blog uns dias para encontrar uma montanha de novidades.
Pois eu continuo a ser uma fã do vinagre: além de limpar os bicos do fogão e de tratar a minha fruta com ele (velhos ensinamentos) muitas vezes limpo os azulejos e os vidros, espelhos, e os resultados continuam surpreendentes.
Beijocas.
Sissi

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Desde longa data que sei as propriedades do vinagre, para além do seu uso na culinária, quando era jovem e trabalhava na mercearia também se vendia vinagre, eu ia aproveitando algum para borrificar os cabelos e estes ficavam mais encaracolados e com uma tonalidade loiro.
Também o uso nas limpezas mais propriamente nas casas de de banho.

Na culinária o não uso em virtude de me causar dores no estômago.
É sempre bom ficarmos a saber o que a nossa ilustre amiga Irene nos tem para nos contar, qualquer dia irá editar um livro, bases e conhecimentos não lhe faltam.
Um abraço amigo
Tói Cambeta