terça-feira, 30 de junho de 2009
Educar & Ensinar
Numa escola oficial estava a ocorrer uma situação inusitada: uma turma de miúdas de 12 anos, que usavam baton todos os dias, removiam o excesso, beijando o espelho da casa de banho.
O director andava bastante aborrecido, porque a senhora da limpeza tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia.
Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de baton.
Chegou a chamar-lhes a atenção durante quase 2 meses, e nada mudou, todos os dias acontecia a mesma coisa, até que um dia.... o director juntou as meninas e a senhora da limpeza na casa de banho, explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam por todo o espelho todos os dias.
Após uma hora de conversa, e elas com cara de gozo, o director pediu à senhora "para demonstrar a dificuldade que ela tinha com esse trabalho".
A senhora da limpeza imediatamente pegou no pano, molhou na sanita e passou no espelho. Nunca mais apareceram marcas no espelho!!!!
"Há professores e há educadores".
O mundo inteiro preocupa-se e pensa em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que “pensarão” em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo dos seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive...
Precisamos começar JÁ!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
Foi uma lição pedagógica de alto nível, ao ler esta bonita história me recordo dos meus tempos de aluno na primária, onde om professor esse não avisava, usava sim a régua de marmeleiros que muitas marcas me deixou na mão, mas a lição essa era sempre aprendida e até hoje delas não mais me esqueci.
Adorei, estimada amiga e Ilustre Romancista Irene.
Já ca faltava...
Amiiigaaa!
Tudo bem contigo? Finalmente tenho algum tempo para vir espreitar o teu blog e adorei as tuas historinhas, poemas, fotografias. Tens um blog muito giro. Menina! Isso deve dar um trabalhão.
Cá fico à tua espera!Beijocas.
Necas
Infelizmente os paisinhos hoje em dia, deixam as criancinhas fazerem o que lhes dá na gana e é ver cada cena de birras e má criação de se lhe tirar o chapéu. Esta geração não sabe educar os filhos e o pior é que são o que nos vão governar daqui a uns anos!
Começar já? Devia ter sido ante-ontem...
Agora é tarde, o planeta está demasiado doente para ser curado e a prova disso são as desgraças "naturais"...
o pior de tudo, é a indiferença da maioria dos governos, porque quem vier atrás... que feche a porta!!!!
Olá Irene, finalmente tenho blog, mesmo não sendo pessoal, sempre dá para ir mimando por aqui.
É com alguma pena que observo a falta de credibilidade que existe entre os teus seguidores, nos pais de hoje.
Como mãe recente posso dizer que faço tudo o que posso para educar da melhor forma possivel e com alguma arrogância, terei q afirmar, que existe maus pais hoje como existiam antigamente... a única diferença é que os filhos de hoje nasceram numa sociedade cheia de ofertas e de facilidades, o que às vezes torna dificil a acção educativa de qualquer pai... principalmente quando em casa se educa e cá fora se deseduca.
Beijos (suzana • lisboa • filhota da Maria eheeh)
Enviar um comentário