sexta-feira, 26 de junho de 2009

O nó chinês


O folclore chinês desperta-nos sempre grande interesse! Nele se integra um grande leque de legados culturais ao longo de cinco mil anos da civilização chinesa, traduzindo-se através das nítidas características geográficas e étnicas em que é composto o território chinês.
Hoje vamos conhecer uma dessas artes folclóricas:
O NÓ CHINÊS!
Este, é um dos produtos artesanais mais conhecidos e populares em todo o mundo. A sua característica começa por ser um entrelaçado numa corda fina unida por diferentes nós, que formam desenhos, cuja finalidade é a de dar boa sorte a quem os adquira. Estes foram os primeiros nós e, com o passar dos anos, seguiram-se outros mais elaborados e coloridos.



Em chinês, o "Jie" (nó) significa harmonia e união e possui o som parecido com "Ji" que por sua vez, significa boa sorte, felicidade, longevidade e prosperidade. É por isso que o nó de corda, se tornou o portador de um símbolo da cultura tradicional chinesa.
Cada um dos nós chineses possui um nome específico, de acordo com a sua forma e significado, como por exemplo "Ruyijie", (o nó do desejo), ou "Panchangjie", (nó da longevidade) e por aí adiante... todos eles expressam os desejos de felicidade e boa sorte, reflectindo as antigas crenças assim como a aspiração do povo chinês pela sinceridade, bondade e beleza.
O nó chinês é uma arte milenar. Conta-nos alguns dos antigos arquivos históricos que, ainda nos tempos remotos, os ancestrais chineses registavam os vários assuntos do governo com os nós nas cordas. Esta tradição foi mantida até o surgimento dos caracteres primitivos. Durante a formação da civilização chinesa, a corda era muito usada. Na pronúncia chinesa, a corda tem o mesmo som da palavra “divindade”.



Há ainda uma lenda, onde se acredita que o dragão divino venerado pela nação chinesa pode ser considerado como "o descendente do dragão" e a corda parece justamente um dragão curvado. Na pré-história, a imagem do dragão-divindade era expressa através da variação de nós na corda.



O entrelaçamento da corda também era muito usado no quotidiano do povo chinês, como por exemplo, no vestuário, os chineses gostavam de entrelaçar panos na cintura para ajustar as roupas. Posteriormente, surgiu o nó em forma de botão. Os chineses costumavam utilizar um pedaço de jade como botão, usavam ainda várias pedras de jade presas a uma corda, formando um belo cinto. E, outra nota curiosa: os ancestrais transportavam os seus carimbos para toda parte e é por isso que muitos carimbos possuem um buraco para ser amarrado por uma corda para andar preso ao corpo. Os espelhos de bronze também possuem orifícios para facilitar o manuseio. Na dinastia Qing (1644-1911), o nó nas cordas era considerado uma arte.



O seu estilo era diversificado e era empregado como decoração. Hoje, é bastante utilizado em cortinas, liteiras, miniaturas para usar nos telemóveis ou nas malas das senhoras e em muitos instrumentos em geral.
O nó de corda possui ainda outras funções que ultrapassam o âmbito decorativo, pois são simbólicos. Por exemplo, é comum nos casamentos colocar o nó de corda na cortina do leito dos noivos, pois acreditam que impedirá que o casal se separe e que irá mantê-los apaixonados para sempre.
Colocar o entrelaçamento de corda numa peça de jade, significa o desejo de que tudo corra bem, que vá de "vento em popa"; nos leques, significa boa sorte e que tudo aconteça de acordo com o desejado pela pessoa que o possui. Muitas poesias chinesas também descrevem o nó de corda como um chamamento à prospriedade.
Fonte: adaptado da Rádio Internacional da China

5 comentários:

Anónimo disse...

É interessante ir conhecendo, a pouco e pouco, uma cultura tão antiga e multifacetada como a chinesa. Obrigado pela disponibilidade em nos ir pondo a par.

Anónimo disse...

Olá amiga
É muito giro isso dos nós chineses. Tenho uma coisinha dessas que me ofereceram e coloquei no espelho do carro. Vamos lá a ver se dá tanta sorte como dizem. Pelo menos ainda não fui multada, rrsss...
Bom fim de semana.
Sissi

Anónimo disse...

Eu cá continuo à espera das receitas chinesas...

O Espírito do Tai Chi disse...

Amiga Irene,

Sempre que aqui venho... aprendo algo. Continua que eu estou a gostar!...

António Serra

Mariaa disse...

APESAR DE TARDIA MAS NAO TIVE ACESSO AO PC POR VARIOS MOTIVOS,FIQUE BASTANTE SATISFEITA COM O ARTIGO.OBRG. Mariaa