sábado, 31 de outubro de 2009

HALLOWEEN - Dia das Bruxas


As abóboras são gordas
As feiticeiras são magras
Os gatos pretos, têm os olhos verdes
Com toda a magia jamais vista...
FELIZ HALLOWEEN!!


A festa de Halloween ou "Dia das Bruxas", é comemorada e celebrada em todos os paises ocidentais no dia 31 de Outubro, véspera de Todos os Santos, sendo mais representativa nos Estados Unidos, levada pelos emigrantes irlandeses desde o século XIX.
Surgiu há 2500 com o povo celta, que acreditavam que no último dia de verão, (31 de Outubro) os espiritos saiam dos cemitérios para tomar conta dos corpos dos vivos.
Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam nas suas casas, objectos assustadores, como por exemplo, ossos decorados, caveiras, abóboras enfeitadas entre outros cujo objectivo era mesmo o de assustar.
Por ser uma festa pagã, foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser designada por "Dia das Bruxas". Aqueles que comemoravam esta data, eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objectivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de Novembro)

As bruxas têm um papel importantíssimo no Halloween. Segundo várias lendas, as bruxas reuniam-se duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de Abril e no dia 31 de Outubro. Chegavam nas suas vassouras voadoras e participavam numa festa chefiada pelo próprio Diabo. Lançavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se depois em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno aos humanos.

Diz-se também que, quem quisesse encontrar uma bruxa, bastava colocar as suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, apareceria uma bruxa!

A crença em bruxas chegou aos Estados Unidos com os primeiros colonizadores que espalharam e misturaram as suas histórias de bruxas com as que eram contadas pelos índios norte-americanos e, mais tarde, com as crenças na magia negra, trazidas pelos escravos africanos.

O gato preto é constantemente associado às bruxas. Contam as lendas que as bruxas podem transformar-se em gatos. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos. Muitas superstições estão associadas aos gatos pretos. Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto se cruzar no seu caminho, será melhor voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar pela certa.
No Oriente, a tradição está ligada às crenças populares de cada país.

Se analizarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só resta uma alusão aos mortos, mas com carácter completamente distinto do que tinha de principio. Além disso, foi sendo introduzido, pouco a pouco, uma série de elementos estranhos, tanto à Festa de Finados, como à Festa de Todos os Santos.
NOTA: um simpático leitor, enviou-me esta informação por email:
Noite de Halloween. Sabe o que significa Halloween?
O nome é, na realidade, uma versão encurtada de "All Hallows' Even" (Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day).
"Hallow" é uma palavra do inglês antigo para "pessoa santa" e o dia de todas as "pessoas santas" é apenas um outro nome para Dia de Todos os Santos, o dia em que os católicos homenageiam todos os santos.
Com o tempo, as pessoas passaram a se referir à Noite de Todos os Santos, "All Hallows' Even", como "Hallowe'en", e mais tarde simplesmente "Halloween".

5 comentários:

Anónimo disse...

Oi migaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...
Vc sabe q eu adoro festas de bruxa mas nunca tive oportunidade de participar de uma...Pena q o pessoal daqui onde moro ñ dá muita importância p/isso...
Adorei a matéria..
Beijos mil

Anónimo disse...

Que pena aqui ninguem ligar Halloween, pelo menos em macau sempre se divertem um bocadinho, ja vi as tuas fotos no Facebook.
Beijinhos
Sissi

Unknown disse...

Boa tarde amiga,eu entendo a sua preocupação pois eu tenho um filho de 23 anos e uma menina de 14,ambos me preocupam por demais..Meu filho faz faculdade embora ñ longe de onde eu moro,chega muito tarde e enquanto ñ chega a preocupação é intensa...
Mas vamos sempre rezar p/q Deus os proteja sempre né...Minha filha está naquela idade de se descobrir e percebo as vezes o quanto a sufoco mas ele há de entender mais tarde a razão disso tudo...
Um beijo grande

Anónimo disse...

Obrigado amiga pela visita...
Todos nós nos preocupamos muito com nossos filhos,mas vamos rezar para q Deus sempre os proteja.
Um beijo grande

Zé Carlos disse...

Oi Irene querida
Foi bom eu saber deste origem do Dia das Bruxas. Embora Ocidental o Brasil não curte esta tradição, aqui é coisa de norte americanos mesmo.

O seu blog, não fosse de uma professora, sempre nos dando instruções.
Bjs do Brasil..... ZC