sexta-feira, 26 de março de 2010

Cuba - a grande verdade

Não resisti em dar conhecimento deste vídeo que foi filmado em Cuba, pelo controverso Michael Moore*. Vale a pena "perder" 11 minutos do seu tempo e veja como funciona o sistema nacional de saúde cubano. Michael Moore*, viajou para Cuba com três voluntários que haviam trabalhado nas ruínas do World Trade Center, em New York, depois dos ataques de 11 de Setembro de 2001.
Segundo ele, os voluntários sofrem de problemas de saúde desde que actuaram naquele local e têm dificuldade ao acesso e aos tratamentos públicos. Moore diz tê-los levado de barco até à base naval americana de Guantánamo - que fica encravada no leste de Cuba e onde Washington mantém suspeitos estrangeiros de terrorismo - para ver se eles receberiam o mesmo atendimento médico gratuito dos detidos. Após serem barrados, eles decidiram ver que tipo de atendimento médico encontrariam em Cuba, cujo governo comunista se orgulha da qualidade de seus hospitais. Este é um excerto do documentário "Sicko" (S.O.S. Saúde), de Michael Moore
Cuba, onde as crianças não têm acesso a Play Stations (pelo menos com facilidade).
Nem se sentem inferiorizadas por não vestirem roupas de marca.
Onde os supermercados não apresentam 60 marcas de manteiga diferentes.
E a TV não mente a publicitar que os Danoninhos ajudam as crianças a crescer.
Os carros de luxo não abundam. Nem as malinhas Louis Vuitton.
Mas têm talvez o mais avançado sistema de saúde de todo o planeta.
E um sistema de ensino ímpar, em que os professores ensinam e os alunos aprendem, com rigor e disciplina, onde não há lugar para Escolas Novas, estatísticas aldrabadas, pseudo-universidades e Novas Oportunidades da treta.
E pleno emprego. E as ruas seguras, livres de criminalidade e de drogados
Mas os Cubanos têm falta de liberdade!
Falta de liberdade... para assaltarem idosos e crianças.
Falta de liberdade... para agredirem professores dentro das escolas.
Falta de liberdade... para dispararem contra polícias.
Falta de liberdade... para desrespeitarem o seu semelhante
Falta de liberdade... para políticos corruptos que enriquecem à sombra do erário público.
Cuba, onde tantas coisas faltam, principalmente as supérfluas, as inventadas pelo capital na sua necessidade de se reproduzir. Mas onde abundam a solidariedade, a fraternidade e, principalmente, a humanidade.

"Esta noite milhões de crianças dormirão na rua, mas nenhuma delas é cubana" (Fidel Castro)

DICA: umas Férias em Cuba!
Um dos últimos países comunistas do mundo, instalado numa ilha tropical de recursos naturais paradisíacos.
Junto da ilha principal, Cuba possui cerca de 4 mil ilhotas. São mais de 300 praias de areias brancas e águas claras, incluindo Varadero, Holguín, Cayo Largo del Sur, Ciego de Ávila e Villa Clara.
HAVANA:
Para quem quer conhecer novos ares e ainda tem dúvidas quanto ao destino de umas férias bem passadas, uma sugestão irresistível é a visita à capital cubana, Havana.
Com cenários de tirar o fôlego, que contrastam com a antiga arquitectura colonial, a cidade para além de ter um ambiente místico, a alegria da música - rumbas, boleros, salsa ou son - presente por toda parte, e as imperdíveis bebidas à base de rum, conquistam qualquer turista mais exigente. O povo cubano é muito acolhedor e prestativo.
Carregada de memórias, Havana começa a recuperar a parte antiga da cidade declarada pela Unesco, em 1982, Património da Humanidade.
A área é composta por casarões, palacetes e igrejas com fachadas estilo pré-barroco, barroco, neoclássico, art nouveau, e art dèco.
Algumas ruas já exibem a beleza recuperada das edificações com recortes, curvas, arabescos, fazendo com que o turista compreenda um pouco da vida na cidade nos seus vários períodos e com as suas muitas influências culturais.

4 comentários:

Carlos Veiga disse...

O quê??? A senhora sabe o que é Cuba? Sabe como são as condições dos prisioneiros de delito de opinião? Bem, olhe, pelo menos morrem saudáveis graças ao maravilhoso sistema de saúde desse "paraíso" de que aí fala.

Anónimo disse...

O Sr. Carlos Veiga parece que esteve prisioneiro em Cuba para falar assim?! Eu não me vou identificar, mas so lhe quero dizer que a minha filha está a estudar em Cuba há dois anos e fui estar com ela por 3 vcezes. Garanto-lhe que não se vive pior que em qualquer outro sitio do planeta, incluindo Macau. E o senhor sabe como vivem os prisioneiros aqui em Macau, muitas vezes presos por ninharias?
Se calhar deve ser admirador do sistema de saúde de Macau? Ou será que tambem se vai tratar a Bangkok?

Lucas Rodmo disse...

Bem, pesquise na Internet alguns vídeos mostrando os hospitais em Cuba, os de verdade, não os números alterados pelo regime de Castro.
Eu não sei de verdade como é lá, mas sei que muitos regimes criaram mentiras para servir como 'exemplo de melhora'.

Ver o Passado passar disse...

Se é propaganda ou não, o que sei uma vizinha minha que morava na Baixa da Banheira, distrito de Setúbal, o marido estava praticamente cego e desenganado dos médicos de Coimbra, mas fizeram uma colecta para comprar viagem e consultar os médicos de Cuba. Chegados lá, não lhe levaram um euro sequer pela operação, internamenoe e tratamentos, como ele hoje vê quase normalmente. É ouvi-lo mais à mulher falar maravilhas...