terça-feira, 5 de abril de 2011

CHING MING ou o DIA DOS MORTOS

Hoje é feriado em Macau e em toda a China, por ser ser o dia dedicado aos mortos.
Assim, a comunidade chinesa de Macau, comemora hoje este culto ancestral de homenagem aos mortos que também está relacionada com a chegada da primavera, porque no calendário lunar, o Ching Ming marca o primeiro dia do quinto período e é tradicionalmente um dia dedicado para que as pessoas saiam à rua, celebrem a Primavera e cuidem dos túmulos dos seus antepassados.
Considerado o equivalente ao Dia dos Finados dos cristãos, embora com maior carga simbólica, o Ching Ming (ou Pura Claridade) leva os chineses a celebrarer um pouco por todo o mundo chinês este festival.
Dirigirem-se para todos os locais onde descansam os seus defuntos e os espíritos dos antepassados, para lhes prestar homenagem e culto. É uma ocasião de reunião familiar que demonstra bem o conceito chinês de continuidade para além da morte e de estreito relacionamento com os defuntos. Os familiares, vindos por vezes de muito longe (tal como no Ano Novo), juntam-se ao clã e visitam os vários cemitérios dentro da cidade ou nas colinas das ilhas e na vizinha Guangdong. Aí, limpam e lavam as campas, batem cabeça e fazem oferendas de incenso e de comida aos antepassados.
No final das cerimónias em honra dos mortos, os familiares realizam uma espécie de piquenique em pleno cemitério, junto à campa dos seus entes desaparecidos e a festa acaba com a queima de panchões e a colocação de um papel encarnado na pedra tumular, a avisar que aquele defunto já foi homenageado pelos seus familiares e que não é um abandonado...
Manda ainda a tradição que as mulheres não usem agulhas de costura, nem lavem os seus cabelos.

1 comentário:

Zé Carlos disse...

Menina querida de Macau, amo você, pessoa maravilhosa.....

Aqui dia 4 foi feriado também em Marília mas dia da VIDA, um sol maravilhoso e aniversário da minha cidade!!!

Fico feliz demais quando vc me visita nos Blogs, você é um espetáculo menina.

Beijos do ZC