quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dicas para Emagrecer com Saúde

Está provado cientificamente que muitas mortes poderiam ser evitadas através da alimentação e nada mais.
O simples facto de termos bons hábitos faz com que vivamos mais anos em boas condições de saúde e bem-estar.
Existem alimentos que apesar de não evitarem a morte podem prolongar a vida. É possível prevenir um vasto número de doenças com base na alimentação saudável e equilibrada, como o cancro, problemas de ossos e de visão, entre outros.
Saiba então quais são os alimentos que podem mantê-la jovem por dentro e por fora!
1. – Nunca coma enquanto vê televisão, muito menos deitada.
2. – Coma apenas se sentir fome. Evite comer só porque vê os outros a fazê-lo ou porque está no horário.
3. – Procure seguir um plano alimentar previamente definido.
4. – Nunca vá às compras com fome e nunca consumacomida enlatada.
5. – Mantenha os alimentos muito calóricos fora de sua visão, na hora do seu almoço ou jantar, e mantenha bem visíveis os mais saudáveis.
6. – Evite aprender novas receitas muito calóricas.
7. – Evite qualquer tipo de doces.
8. – Pratique actividade física sempre que surgir oportunidade (por exemplo, estacione o carro um pouco mais distante e vá o que lhe resta do percurso a pé, evite o uso de escadas rolantes e/ou elevadores e use as escadas normais com mais frequência, esqueça o comando da televisão e desligue-a ou mude de canal dirigindo-se a ela, etc.)
9. – Diferencie fome, de vontade de comer.
10. – Quando exagerar nas calorias ingeridas num dia, no dia seguinte procure fazer refeições leves ou alimente-se somente de sopas de legumes (pouca ou nenhuma batata). Caso tenha comido um bom churrasco e bebido muita cerveja, faça um jejum bebendo apenas sumos naturais.
11. – Não fique muito tempo sem comer, pois pode exagerar na refeição seguinte.
12. – Procure ingerir hidratos de carbono em todas as refeições, evitando o açúcar refinado. Lembre-se que as frutas e sumos naturais já possuem o açúcar suficiente para organismo.
13. – Evite consumir gorduras, principalmente saturadas.
14. – Aumente a quantidade de fibras na sua alimentação, ingerindo bastantes verduras, legumes e frutas, pois as fibras regularizam o intestino e fazem uma limpeza geral do mesmo.
15. – Nunca coma doces pela manhã, pois o consumo de açúcar aumenta a insulina no sangue, o que dá mais fome durante o dia.
16. – Coma uma fruta cerca de 40 minutos antes da refeição, a sensação de saciedade evita que se coma muito depois, mas fuja das mais gordurosas, como abacate.
17. - Evite bebidas alcoólicas. Caso não resista, prefira o vinho tinto seco. Além de poucas calorias, se beber moderadamente, faz bem à saúde.
18. – Se vai a uma festa, não saia de casa de estômago vazio
19. Faça uma caminhada de 30 minutos pelos menos 3 vezes por semana
20. –Não relaxe quando chegar ao peso desejado. A boa forma exige dedicação sempre.

Como estamos a chegar ao verão, muitas pessoas procuram dicas para emagrecer, muitas vezes sem sucesso.
Algumas pessoas dizem que já tentaram de tudo e não conseguem emagrecer. Isso acontece porque a composição corporal fica toda modificada com essas dietas. Assim fica mais dificil voltar a ter o corpo com saúde.
O problema é que, a cada tentativa desesperada de emagrecer, a pessoa faz dietas pobres em nutrientes, perde peso, mas não perde gordura e, sim, massa magra, que são os músculos. E quando engorda de novo, não recupera a musculatura. Ganha gordura!
A verdade é que existem pequenos truques que ajudam qualquer mulher a perder peso de forma saudável, e um desses truques é cortar nos alimentos que engordam. Muitas vezes comemos esses alimentos sem saber o mal que eles fazem.
Todas nós sabemos que não existem dietas milagrosas e, para atingir o peso certo nem sempre é uma tarefa fácil, visto que as dietas milagrosas, que prometem emagrecimento rápido e sem esforço, na maioria dos casos não são uma boa solução.
Se o seu objectivo é eliminar aqueles quilinhos que tem a mais, o melhor que tem a fazer é exercícios no mínimos 30 minutos diariamente, essencialmente aeróbicos (são os que queimam mais gordura), e manter sempre uma alimentação equilibrada e saudável. É também muito importante que não tente emagrecer demasiados quilos em pouco tempo, isso poderá prejudicar a sua saúde. O ideal é que perca entre meio quilo e 1 quilo por semana.
No entanto, tenho para si algumas dicas que também poderão ajudá-la a atingir a sua meta, e até mantê-la:

Alimentos proibidos nas dietas:

Refrigerantes: os refrigerantes são, maior parte deles, constituídos por muitos açucares. O melhor a fazer é, em vez de trocar para refrigerantes light, beber água.
Doces e bolos: são altamente proibidos, devido ao açúcar em excesso que possuem;
Pão branco: troque para pão integral. O pão branco é dos alimentos que mais engordam.
Hidratos de carbono: estes são essenciais para a nossa dieta, mas o que os acompanham podem ser altamente prejudiciais – falo de natas, enchidos, etc.
Assim ficam com algumas dicas sobre alimentos que realmente engordam e que pode evitar, se quer tornar a sua dieta numa dieta saudável.
A matemática do emagrecimento é simples: quem ingere menos calorias do que as gasta, perde peso! Mas saltar refeições ou banir os petiscos deliciosos, só vai deixá-la completamente irritada.
A melhor estratégia a adoptar para baixar o ponteiro das calorias, é cortar aquelas que estão a mais, ou em último caso, trocar as bombas calóricas por opções mais leves.

O tamanho e a quantidade importa – Somente por preferir um copo alto e fino, a um baixo e largo, vai beber entre 25 a 30% menos, seja sumo, vinho ou qualquer outra bebida. Como é que isto ajuda? Fácil! Está provado que o que nós vemos, faz-nos consumir mais ou menos.
Três por dois – Em vez de uma omelete com 3 ovos, faça apenas com 2 claras e 1 gema. E em vez de fiambre, presunto ou bacon, junte tomate e peito de perú.
Mais é mais – Para o seu jantar, prepare 3 opções de vegetais – em vez de apenas uma. A variedade faz com que coma mais sem perceber. E para além disso, frutas e vegetais são uma óptima forma de perder peso. Quanto mais água e fibras tiverem, mais volume ocupam no seu estômago e por isso mais rápido se sentirá satisfeita.
Relógio – Faça pelo menos cinco refeições por semana em casa e reduz em cerca de 30% o consumo calórico. Tenha no seu congelador fatias de carne magra e vegetais já cortados, no frigorífico uma salada lavada e frutos. Além de ter uma refeição saudável, está ainda a garantir que perca peso.
Converse durante a refeição – a maioria de nós faz uma pausa natural quando apoia o garfo no prato. Por isso, alimentar-se acompanhada ajuda-a a perder peso, já que enquanto conversa com a sua companhia o seu cerébro tem tempo para perceber que já está satisfeita.
Nada por cima – esqueça os queijos e molhos na massa. Ou pelo menos, se for possível utilize queijos magros como o ricota ou fresco e magro.
Menos açúcar – troque um copo de refrigerante por um de água e livre-se de imenso açúcar. Se precisar de adicionar sabor à água, junte umas gotas de limão.
Sopa, sopa, sopa! – inclua uma tigela de sopa no seu dia. Quando é comida no início da refeição, modera o seu apetite. Mas evite as sopas pré-feitas, pois estas estão cheias de sódio e evite as demasiado cremosas, pois têm imensa gordura.
A medida certa – tem que saber quando é demais. Principalmente quando vai comer fora, evite repetir as entradas, ou quando está a construir o seu prato, evite os excessos.
Onda vegetariana – reduzir a carne do seu menu pode fazer com que fique mais leve. Isto porque as vegetarianas costumam pesar menos 20% do que as mulheres que consomem carne. A razão ? Simples! São uma óptima fonte de fibras que gerem a sensação de saciedade.
Brinde à vontade – quando sai, intercale bebidas alcoólicas com sumos ou água. Além de o álcool ser muito calórico, quanto mais sóbria estiver menos estragos calóricos faz (e asneiras.. hihih).
Doce mágico – quando estiver prestes a atacar uma guloseima calórica, mastigue uma pastilha elásticas sem açúcar com menta extra. O seu sabor forte vai satisfazer a boca e qualquer alimento que ingira de seguida deixará de ser apetitoso.
Cebola e ervas – no momento de condimentar os seus pratos, abuse de ervas naturais e cebola crua. Além da baixa quantidade de calorias, elas dão um gosto especial aos seus pratos.
Não ponha a sua saúde em risco. Evite tomar medicamentos para emagrecer, pois tem havido casos bastante infelizes de doenças cuja saúde é depois irrecuperável após a toma de certos medicamentos, que prometem emagrecimento rápido.
Infelizmente há pessoas cuja ganancia não mede fins nem consequências e, esses produtos, na sua maioria, são comercializado por meios extra oficiais, ou seja não se encaixam dentro dos produtos recomendáveis.
Prefira dietas saudáveis, nada se consegue sem algum esforço...

Seja paciente
Tentar perder muitos quilos rapidamente é errado! Um objectivo saudável é tentar emagrecer devagar e de forma equilibrada: ou seja, reduzir 10 por cento do peso em seis meses.
Por isso, quando se quer perder peso, deve-se escolher uma dieta, que seja capaz de seguir à risca. Cortes muito radicais ou pouco adaptados ao tipo de pessoa, são impossíveis de manter. Aliás, o melhor é encarar a dieta alimentar como uma mudança definitiva de hábitos e não algo temporário.
Parte-se do princípio que, para perder peso saudavelmente, é preciso ingerir menos calorias e mais nutrientes e tomar alguns suplementos alimentares que repõem o que está em falta numa dieta de baixas calorias.
Existem também substitutos de refeições, mas escolha os que se vendem nas farmácias, concebidos por médicos e nutricionistas, que controla cientificamente o número de calorias que ingerimos, com a quantidade de nutrientes que necessitamos diariamente.

FONTE: selecção de diversos sites sobre saúde

Sem comentários: