sábado, 16 de abril de 2011

Dia da Voz (em Macau)


Este dia é tão importante como qualquer outro, como chamada de atenção para a importância da voz e a sua qualidade no dia a dia de muitos profissionais, sobretudo como chamada de atenção para os cuidados a ter com a sua utilização.
Muitos são os problemas sobre o uso profissional da voz e as principais doenças que a afectam, principalmente a professores, cantores e todos aqueles que precisem de a usar como profissão.
É por isso que é dedicado um dia à voz, numa acção que tem como objectivos, ajudar as pessoas a lidar com os problemas vocais, promover o diagnóstico e análise da saúde da voz e ensinar técnicas que permitam cuidar e manter uma voz saudável.

WORKSHOP NA UNIVERSIDADE DE MACAU

O workshop realizou-se pela primeira vez, na Universidade de Macau, foi antecipado para o dia 14 de Abril por uma questão de agenda, com a presença de vários especialistas e profissionais da voz, desde médicos, cantores, jornalistas entre outros, onde os participantes tomaram conhecimento dos cuidados que devem ter continuadamente. Foram também colocadas diversas questões e foram esclarecidas muitas dúvidas.
Foi dado especial relevo a questões como a colocação da voz dos locutores, cantores ou de actores de teatro, sobre a importância da técnica vocal e ainda foi enfatizado o problema e a causa da origem dos sintomas com os problemas de voz, que incluem cansaço vocal, ao longo do dia e/ou da semana; dor ao falar ou impressão de corpo estranho na garganta; esforço para falar; rouquidão; afonia ou perda de voz; tosse persistente; dificuldade em engolir ou alterações do timbre da voz, etc.
O tabaco, o abuso do álcool, o refluxo ácido do estômago, as poeiras inalantes ou o abuso da voz por falar alto, gritar e tossir, são alguns dos factores que podem prejudicar e alterar as cordas vocais.


Usar a voz de maneira inadequada pode causar disfonia (alteração da voz), como rouquidão crónica, hemorragia nas cordas vocais, e quando há associação com o fumo, aumenta o risco para as doenças benignas da laringe.
Segundo os especialistas, um único momento de abuso como, por exemplo, o grito dado na altura de um golo durante uma partida de futebol, já é capaz de gerar lesões nas cordas vocais. Esta lesão, embora benigna, não sendo tratada na altura devida, pode ser transformada numa rouquidão crónica.

- "O ideal é evitar falar muito em ambientes barulhentos, pois neles é comum falar mais alto. Há também pessoas que têm como padrão falar sempre alto em qualquer momento e isso pode ser decorrente de falha de audição ou padrão incorreto de fala, que deve ser corrigido por um especialista" - afirmou um dos oradores.
Outro cuidado refere-se ao pigarro, pois ele gera forte impacto nas cordas vocais. O pigarro pode ser o sintoma de um problema gástrico, dentre eles o refluxo, ou até mesmo um hábito. - "É fundamental saber a origem do pigarro, pois se a causa for o refluxo de nada adiantará visitar o fonoaudiólogo", destacou o especialista.

Mitos & Verdades:

Acredite que aquelas pastilhas facilmente encontradas em farmácias, não são boas para a voz. Na verdade, a maioria delas anestesia a garganta, fazendo com que a pessoa force a voz sem perceber, podendo causar lesões pelo esforço repetitivo.
Verifique outros mitos:
- O spray de mel e chocolate não são benéficos. O chocolate engrossa a saliva e isso dificulta a articulação, exigindo um maior esforço das pregas vocais e o trato fonatório como um todo. O spray de mel e própolis, por sua vez, apenas anestesiam o local.
- Fazer gargarejos com água e vinagre, também não ajuda a melhorar a voz, pois o efeito é apenas anestésico também.

Cuidados a ter com a voz:
- Ingerir, diariamente, dois litros de água na temperatura ambiente.
- NÃO gritar de forma frequente, falar alto ou pigarrear demais, pois são acções muito agressivas.
- NÃO fumar, independente da quantidade ou frequência. O cigarro é um factor de risco para doenças benignas da laringe. - NÃO beber frequentemente, água gelada.
- Dormir bem é fundamental, pois durante o sono a voz descansa.
- Quando se está resfriado, é maior o esforço e, em razão disso, o ideal é falar menos.
- O falar baixinho (cochichar) pode gerar uma lesão laríngea que é tão maléfica quanto a provocada pelo acto de falar alto.
- No período pré-menstrual, as mulheres estão com as cordas vocais inchadas devido à retenção de líquidso e algumas podem ter uma leve rouquidão que, falando em demasia, pode piorar o grau dessa rouquidão.
- Caso a rouquidão dure mais de duas semanas, o ideal é procurar um fonoaudiólogo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem querida Irene....só tu mesmo para mostrar que vale a pena, passar noites sem dormir, suar a camisola, mesmo quando a multidão parece vir em sentido contrário.....
Alguém se interessou, alguém publicou, aprendeu esteve lá e ficou mais interessado e atento a coisas tão 'normais'no nosso quotidiano!!!

Beijo grande, continua assim, amor à camisola e vontade crescente de aprender....

Beijo amigo,

Ana