domingo, 24 de abril de 2011

DOMINGO DE PÁSCOA

UMA PÁSCOA FELIZ! O domingo de Páscoa conclui a Quaresma e a semana santa. Por isso, no domingo de Páscoa celebramos a vitória de Jesus que desceu da mansão dos mortos e ressuscitou ao terceiro dia, para salvar os pecados de todos os homens.
Esta é uma das datas maiores do calendário cristão: é uma época para meditar, comemorar e festejar, porque afinal o Salvador ressuscitou, para nos salvar e essa é a vitória de um homem na sua maior dignidade.
Porque nos devemos alegrar pela vitória de Jesus, que tão injustamente foi condenado à mais terrível injustiça, foi flagelado, esbofeteado, cuspido, tratado de uma forma cruel e desumana, arrastando uma cruz pesadissima, já quase sem forças, a sangrar, chegou ao seu destino para finalmente ser crucificado, sofrendo dores horríveis até à morte.
Lembrando todo esse flagelo porque Jesus passou, este tornou-se o dia da esperança universal, o dia em que Ele ressuscitou. E assim, a Ressurreição, revela-nos que o Homem jamais pode perder a esperança na vitória do Bem, sobre o Mal.
A mensagem redentora da Páscoa, não é outra coisa senão a purificação total do homem, a libertação dos seus egoísmos, da sua sensualidade, dos seus complexos,entre outras imperfeições que o ser humano possui.
Que este domingo de Páscoa, o verdadeiro Cristo ressuscite dentro do coração de cada ser humano para que a fé de cada um seja renovada na esperança de um mundo melhor.

Os símbolos pascais, histórias e origens

É sugerido por alguns historiadores que muitos dos actuais símbolos ligados à Páscoa (especialmente os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinhoda Páscoa) são resquícios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre que, depois, foram assimilados às celebrações cristãs do Pessach, depois da cristianização dos pagãos germânicos.
Contudo, já os persas, romanos, judeus e arménios tinham o hábito de oferecer e receber ovos coloridos para esta época. Ishtar tinha alguns rituais de carácter sexual, uma vez que era a deusa da fertilidade e da primavera Ostera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo na mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor dos seus pés. Outros rituais tinham a ver com o libido e outras ofertas corporais.
Um ritual importante ocorria no equinócio da primavera, onde os participantes pintavam e decoravam ovos (símbolo da fertilidade) e escondiam-nos enterrando-os em tocas, nos campos. Este ritual foi adaptado pela Igreja Católica no principio do 1º milénio depois de Cristo, fundindo-a com outra festa popular da altura, chamada Páscoa. Mesmo assim, o ritual da decoração dos ovos de Páscoa mantém-se um pouco por todo o mundo nesta festa, quando ocorre o equinócio da primavera.
Os cristãos apropriaram-se da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus - o Concílio de Nicéia, realizado em 325, estabeleceu o culto até à data de hoje.
Nessa época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorniz) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e a sua mãe, Maria.
Nos tempos modernos e, com o intuito comercial, há imensa variedade de ovos de chocolate, amêndoas de toda a espécie, que vão desde a torrada às de licor...

1 comentário:

Zé Carlos disse...

Irene querida, que a sua Páscoa da Ressurreição tenha sido maravilhosa e que vcs estejam mtodos muito felizes e com muita saúde.

Um beijo do seu amigo de tão longe, ZC