segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

2012! Será mesmo o fim do mundo?

O que há de tão especial sobre 21 de Dezembro do ano que vem? Muitas pessoas pensam que é o fim do mundo. Este prognóstico é atribuído ao conceituado “Calendário Maia”, que encerra no dia 21 de Dezembro de 2012 e, assim, ocorrerá uma grande catástrofe que irá acabar com uma grande parte da Humanidade!
Muitos acreditam que isso se traduzirá em desastres e cataclismos naturais - algo muito próximo da concepção cristã do Juízo Final.
Outros, crêem que essa data marcará o fim da civilização ocidental. De qualquer modo, as especulações sobre a natureza dessa previsão, estão a aproximar-se cada vez mais da ciência, muito particularmente, das transformações que ocorrem ciclicamente com as irradiações solares…
A teoria revela que o fim da Terra começa com o alinhamento planetário e uma inversão dos pólos da Terra, após um grande tsunami.
Após isto, o caos instala-se e o planeta Terra começa a tornar-se inabitável com um grande número de desastres naturais, tais como erupções vulcânicas e tempestades.
Procurando pela frase 'desastres 2012' no Google, aparecem cerca de 35 milhões de resultados em todas as línguas. Isto significa que muitas pessoas estão preocupadas com esta data, mas afinal não existe razões para este pânico
Segundo a Nasa - Agência Espacial Norte-Americana, as pessoas podem dormir tranquilamente na noite entre 20 e 21 de Dezembro de 2012.
Apesar da polémica em torno desta data, o mundo não corre o risco de acabar, porque para além desta data marcar o início do solstício de inverno, instante que marca o começo do Inverno no Hemisfério Norte, nada de mais interessante irá acontecer.

Os defensores da teoria afirmam que uma estranha série de eventos terríveis estará a convergir para causar a destruição da humanidade naquele dia. Mas o astrónomo da Nasa rebate essas ideias, usando conhecimentos científicos para mostrar que tudo não passa de falta de informação:
O antigo calendário Maia, era um sistema distinto para medir o tempo. Além do ano, os Maias mediam períodos mais longos, assim como o nosso calendário divide o tempo em décadas, séculos e milénios.

A contagem do “Calendário Maia” mais curto, era de 52 anos, enquanto a contagem do calendário mais longo, era de 5125 anos. Grande parte da polémica sobre o fim do mundo, deve-se a este calendário de longa duração chegar ao fim, a 21 de Dezembro de 2012 (dois mil e doze).

No entanto, isto não significa que uma catástrofe irá acontecer. A data indica apenas o fim de um calendário e o início de outro. Supõe-se que os Maias nunca previram que o fim do mundo ocorreria nesse dia. Seria como dizer que o fim dos tempos será em 31 de Dezembro, porque a data marca o fim do calendário gregoriano.
O final dos ciclos do “Calendário Maia” significa "finais de período" e pode ser interpretado de diferentes formas, conforme as religiões. Enquanto existem aqueles que acreditam que 21 de Dezembro de 2012, trará uma nova era de iluminação, muitos outros temem uma catástrofe.

AS PROFECIAS MAIAS A primeira profecia Maia fala sobre o final do medo.
Com base nas suas observações os Maias, previram que a partir da data inicial da sua civilização, desde o 4° Ahua, 8° Cumku, isso é 3.113 a.C., 5.125 anos no futuro, ou seja, sábado 21 de Dezembro de 2012 o sol, ao receber um forte raio sincronizado proveniente do centro da galáxia, mudará a sua polaridade e produzirá uma gigantesca labareda radiante.
Diz que o nosso mundo de ódio e materialismo terminará nesse dia e a Humanidade deverá escolher entre desaparecer do planeta como “espécie pensante” que ameaça destruir o planeta, ou evoluir para a integração em harmonia com todo o Universo. Compreendendo que tudo está vivo e consciente, que somos parte desse todo e que podemos existir numa era de luz. Eles alertavam que devemos realizar mudanças de consciência para que, possamos desviar-nos do caminho da destruição o qual avançamos, para um outro, que abra as nossa consciências e a nossa mente, para a nossa integração com tudo o que existe.
Para os Maias, o processo universal, como a respiração da galáxia, é cíclico e nunca muda. O que muda é a consciência do homem, que passa através deles num processo sempre em direcção a uma maior perfeição.

Sem comentários: