segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O selo do Dragão


Foi com muita ansiedade que os chineses estiveram em longas filas de espera à porta dos Correios de toda a China, ao frio, para obterem um selo comemoratico do Novo Ano Lunar do Dragão, mas assustaram-se quando viram os dentes arreganhados e assustadores do dragão do selo, que entrou em circulação hoje. A estampa contém um animal incompreensivelmente feio e assustador, o que está a provocar uma enorme polémica na China.

O repórter Peter Simpson, do periódico britânico The Telegraph, relata, de Pequim, a reacção de coleccionadores e comentadores sociais deixando no ar a pergunta: "se o Ministério das Relações Exteriores, vai mandar este selo nos seus presentes para os velhos amigos, ou, para antigos inimigos?"

É que este dragão não corresponde ao significado tradicional do dragão. Ao contrário dos mitos ocidentais, que o retratam como uma criatura violenta, agressiva e cuspidora de fogo, o dragão oriental é visto como benévolo, poderoso, mágico e auspicioso.

Os Correios da China e o designer Chen Shaohua, afirmam que a posição do animal mítico deve ser interpretada não como ataque, mas como um sinal da autoconfiança chinesa. “O dragão é um dos doze animais que fazem parte do Zodíaco chinês e é usado para exorcizar os maus espíritos e para amenizar os desastres previstos para 2012 e ao mesmo tempo, oferecer bênçãos, foi por isso que criámos esta imagem forte”, diz Shaohua.

O dragão representa o povo chinês e esta imagem é de facto assustadora, comentam alguns cibernautas na Internet, muito divididos se devem anular ou não, este agressivo selo comemorativo, devido à grande polémica que está a gerar.

Sem comentários: