segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Histórias de Dragões

O dragão foi, e continua a ser, uma criatura de mitos e lendas ao longo dos séculos em todo o mundo. No seu livro, View Over Atlantis (1969), John Michell diz: - "Em todos os continentes do mundo, o dragão representa principalmente o princípio da fecundidade.
A criação da terra e o aparecimento da vida surge como resultado de uma combinação de elementos. A primeira célula viva, nasceu fora da terra, fertilizada no céu pelo vento e pela água. A partir desta união do yin e do yang nasceu a semente, que produziu o dragão.”
Não é difícil concluir que, muito mais que o unicórnio, a fénix ou os centauros, o Dragão é o ser fantástico mais presente em mitos, lendas e ficção. Do ponto de vista simbólico podemos até dizer que o dragão representa o nosso próprio fogo interior, que algumas tradições esotéricas chamam de “kundalini”, o fogo serpentino que se acredita ser a fonte da criatividade e da sexualidade no ser humano.
Não existem limites para a aparição de dragões na literatura. Animais ou seres racionais superiores, senhores da chuva ou lançadores de fogo, as suas histórias vão continuar a encantar-nos por muitos séculos.
Aqui ficam duas pequenas histórias chinesas, contadas através dos tempos:

O ADORADOR DE DRAGÕES
Havia um homem, de nome Yegong que adorava dragões. Quem fosse à sua casa, ficava sem dúvidas a respeito dessa admiração, pois por todo o lado havia imagens de dragões, nas paredes, nas roupas, nas loiças, nos móveis e até nos tectos. É que não havia mesmo uma porta ou coluna que não tivesse um dragão esculpido.
Ao tomar conhecimento desta paixão, o verdadeiro dragão ficou tão sensibilizado e vaidoso com Yegong que resolveu retribuir-lhe a amabilidade com uma visita. Preparou-se, perfumou-se com as melhores essências celestiais e desceu à Terra, rumo à casa do seu admirador.
Para que a surpresa fosse maior, o dragão achou por bem entrar pela janela. Apenas tinha metade da cabeça dentro da janela, já Yegong, apavorado, gritava e tremia, acabando por fugir para a rua numa gritaria infernal. O pobre dragão regressou a casa, numa tristeza enorme e, até hoje, nunca mais apareceu em carne e osso a qualquer humano.

UMA GRANDE FAMÍLIA DE DRAGÕES
Conta a lenda chinesa que existem quatro dragões, que vivem sobre a protecção dos deuses: Tien-lung, o dragão celestial;
Shen-lung, o dragão espiritual, responsável pelas chuvas e ventos;
Ti-lung, o dragão que controla os rios e as águas na Terra;
Futs-lung, o dragão dos subterrâneos, que guarda pedras e metais preciosos.
Há também mais quatro dragões ligados aos rios, conforme a região (norte, sul, leste e oeste) e o comandante dos dragões, que controlam os rios, que se chama ”o grande Chien-Tang”. Ele possui um corpo cor de sangue vermelho, uma juba de fogo e 900 pés de comprimento.
Um dos dragões, é pai de 9 filhos com características muito especiais. São eles:
Haoxian, que é um dragão imprudente;
Yazi, valente e belicoso (normalmente é representado na decoração das bainhas de espadas e punhais);
Chiwen, que está sempre a olhar para o horizonte (pode decorar pináculos);
Pulao, que gosta de rugir (aparece em representações de sinos);
Bixi, que gosta da companhia de outros seres;
Quiniu, que gosta de música e é normalmente representado em instrumentos de cordas;
Suanmi, que gosta de fumo e fogo e é representado nos queimadores de incenso;
Jiaotu, que vive enrolado como um caracol e pode ser utilizado na decoração de portas.
Ora todos eles comem muito bem e sandam sempre famintos por alimentos como bambu, leite, nata, carne de andorinha e outros alimentos inofensivos, pois normalmente não costumam devorar pessoas como consta por aí…
Ainda assim, a tradição diz ser arriscado andar de barco depois de eles terem comido carne de andorinhas, uma vez guiados pelo cheiro, podem fazer alguma confusão e seriam capazes de engolir uma pessoa inteira!
Seja como for, sempre que um humano aviste um dragão, será melhor não se mostrar, não vá ser confundido com uma andorinha…

Sem comentários: