sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Saiba como usar o papel alumínio


O papel alumínio tornou-se um material quase indispensável na cozinha. Além de ser indicado em inúmeras receitas para auxiliar na cozedura dos alimentos, ele é muito útil como embalagem para conservar, congelar ou transportar os alimentos.
Agora só falta aprender a utilizá-lo de maneira eficaz.
O papel alumínio possui um lado brilhante e um lado opaco, graças ao seu processo de fabrico.
As folhas de alumínio são colocadas entre cilindros, que vão diminuindo a sua espessura até que elas fiquem muito fininhas. Neste processo, o lado que fica em contacto directo com os cilindros torna-se fosco e, na altura em que precisamos de envolver os nossos alimentos com o papel alumínio, surge a dúvida: qual o lado que deve ficar para fora?

O lado brilhante reflete melhor tanto o calor, como as baixas temperaturas. Portanto, para congelar alimentos, o melhor é manter o lado brilhante para fora, assim, quando o frigorifico for aberto, a folha de alumínio reflectirá o calor, mantendo por mais tempo as baixas temperaturas.
Já para cozinhar alimentos deve-se manter o lado brilhante para dentro, pois isso faz com que os alimentos cozinhem um pouco mais rápido.

Podemos usar papel alumínio no micro-ondas?
As folhas de papel alumínio não, mas as embalagens de alumínio sim.

DICAS

Afiar tesouras e facas – O papel de alumínio pode ajudar a recuperar aquela tesoura ‘cega’, que há já algum tempo está posta de lado. Pegue num pedaço de papel de aluminio, amasse e use a tesoura para cortar o papel. Repita o processo pelo menos 10 vezes, e a sua tesoura ou faca irá cortar bem outra vez.

Na limpeza – Pouca gente usa, mas o papel alumínio realmente serve como um óptimo protector para evitar a sujidade no forno e no fogão. Forre o forno e o fogão com ele sempre que for assar, fritar ou fazer algo que possa sujá-lo. Depois é só deitar a folha suja fora e poupa muito trabalho.

A fruta pode durar mais – pois o papel alumínio conserva a humidade natural das frutas, então se não quer mantê-las dentro do frigorifico, pode envolvê-las em papel de alumínio e assim a sua duração será como se elas estivessem no frio.

Limpa sujidade difícil – algo queimado colou no fundo da panela ou no tacho e não sai? Amasse um pedaço de papel alumínio e esfregue e esse queimado vai soltar-se com facilidade.

Cone multi uso – Precisa de um funil ou mesmo de um saco para enfeitar um bolo? Faça-o com o papel alumínio. Ele é moldável e impermeável, assim ganha qualquer formato e não suja suas mãos.

1 comentário:

Anónimo disse...

...e para o consumo de droga. O papel de alumínio é útil para se fumar cavalinho (caçar o dragão) e "ice" (metanfetaminas)