quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

As Danças do Dragão e do Leão


O Dragão é provavelmente a criatura fantástica, mais conhecida e discutida do mundo.
Aparece nas tradições mitológicas de quase todos os povos do mundo e aqui, na China, eles não são necessariamente perversos e até são figuras de grande destaque, principalmente nas festas e inaugurações, são-lhes dedicadas, uma vez que os dragões simbolizam o próprio povo chinês, que se auto-proclamam "Long De Chuan Ren" (Filhos do Dragão).
Para os chineses, o dragão é uma criatura mítica e divina relacionada à abundância, prosperidade e boa fortuna. Templos e pagodes são construídos em honra dos Dragões e para eles, são queimados incensos e dirigidas orações.
Eles são os governantes dos rios, da chuva, lagos e mares. Habitam nas águas, voam nos céus e percorrem as entranhas da Terra e dos Oceanos; aos seus movimentos subterrâneos são atribuídos fenómenos como tremores de terra, terremotos e maremotos.

OS NOVE DRAGÕES
Os dragões chineses são classificados em nove categorias:
1. Dragão com Chifres (Lung);
2. Dragão Celestial, que mantém e protege a morada dos Deuses;
3. Dragão Espiritual, gerador de chuva;
4. Dragão dos Tesouros Escondidos, guardião das riquezas;
5. Dragão Serpente, habitante das águas;
6. Dragão Amarelo, também aquático, que teria presenteado o lendário imperador Fu Shi, com os elementos da escrita.
Os quatro últimos são os Dragões-Rei, regentes dos quatro mares dos quatro pontos cardeais.
No Palácio de Verão, em Pequim, pode apreciar-se um enorme painel, onde estão esculpidos os “9 Dragões” que representam a sorte. Várias réplicas semelhantes a esta, foram feitas e colocadas em jardins, palácios e até temos uma, na Universidade de Macau.

DANÇAS DO DRAGÃO E DO LEÃO

A sua história remonta há muitos séculos, quando nos palácios as pessoas se reuniam para divertir o rei. As mulheres executavam danças com leques e fitas compridas e os homens fantasiavam-se de animais, tais como a Tartaruga, o Macaco, o Dragão, e o Leão, entre outros.
Nessa época utilizava-se o Leão de Pequim, que era inteiramente fechado, dançado por dois homens, que não eram vistos pelos que assistiam. O Leão era curto, peludo, parecido com um cão pequinês, que durante a apresentação brincava e pulava numa grande bola.
Já no Sul da China, em Cantão, o Leão era diferente: mais comprido, o pano que separava o rabo da cabeça era mais largo e os pés dos praticantes ficavam à vista.
A intenção já não era só de divertimento, mas um exercício físico de resultados benéficos para a saúde.
Na execução dessa dança, como os pés estavam fora, os praticantes podiam treinar pulos, tanto em altura quanto em distância, além de treinarem os braços pois a cabeça do Leão é bastante pesada.
A partir do momento que a conotação da dança do Leão se modificou, ela, que era vista somente nos palácios, passou a ser parte integrante das festas de rua.

Quando o Leão é chamado para a inauguração de um estabelecimento, é comum durante essa dança, que o Leão coma alface ou outra verdura qualquer, isto por que o ideograma "san tchoi", que representa verdura viva, também tem o significado de dinheiro que cresce.
É por isso que os comerciantes fazem questão que o Leão entre nos seus estabelecimentos, na certeza de que isso trará excelentes negócios e grandes lucros.
Ainda há o costume de os comerciantes colocarem dinheiro bem alto, ou em lugares de difícil acesso e de forma disfarçada, para os Leões o pegarem, o que exige bastante experiência dos acrobatas para o conseguir.
É comum vermos a dança do Leão nas inaugurações e festas. Isto por que os chineses acreditam na grande sorte e riqueza ocorridas para aqueles que a assistirem.
Já a Dança do Dragão é mais usada nas festas tradicionais, como as do Ano Novo Chinês.
Existem três tipos de Leões: O Vermelho, Preto e o Colorido.
O Vermelho, representa valentia, coragem;
o Preto, ferocidade e,
o colorido, mansidão.
Na Dança do Leão os mais comuns são o Vermelho e o Preto, combinado com o nariz azul, as orelhas pretas e a barba curta.
As comemorações são muito alegres e intensas onde não faltam os fogos de artifício, pratos, gongos, tambores, estandartes e os tradicionais Leões.
Quando a festa a ser comemorada é o ritual de celebração do Ano Novo, além de ser bastante colorido, tudo é extremamente barulhento, principalmente quando o ano a ser festejado é regido por um animal de bom agouro como acontece este ano com o Dragão.

Sem comentários: