quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Ano Novo Chinês do Cavalo

Estamos a chegar ao ano novo chinês, também chamado de Festival da Primavera ou o ano novo Lunar, cujo animal que calha este ano, é o Cavalo de Madeira.
Esta é a maior festa do ano, a mais elaborada, mais colorida e o mais importante festival chinês que durante algum tempo que antecede o grande dia, e porque são muito supersticiosos, têm muitos rituais relacionados com esta época.
Começam por limpar as suas casas, deitando coisas velhas fora, que inclui móveis e muitas vezes o próprio colchão da cama, para se livrarem da má sorte.
As dívidas devem estar pagas até esta dada, para afastar o mau Feng Shui das finanças.
Na noite de Ano Novo todas as portas e janelas devem estar abertas à meia-noite para deixar o ano velho sair
A primeira pessoa que se encontra e as primeiras palavras ouvidas, são consideradas importantes para determinar a sorte que se irá ter ao longo do ano. Ouvir e ver pássaros vermelhos, é considerado um bom presságio.
Antes do dia de Ano Novo, as famílias chinesas decoram as suas salas de estar com vasos cheios de botões de flores, laranjas e tangerinas e compram oito variedades de fruta cristalizada, para começar o ano de forma doce, porque o povo chinês acredita que determinadas frutas e flores trazem boa sorte e boa fortuna no ano vindouro.
Escrevem também votos de felicidade em papel vermelho que colocam na parede e na porta da rua.
E assim, os chineses celebram o Ano Novo com diversos rituais, usados para assegurar um ano auspicioso, e que a celebração se prolonga por vários dias.
Também está tudo a postos para a queima de panchões e fogos de artifício para assustar os maus espíritos e bem receber o novo ano.

Aqui ficam algumas curiosidades relacionadas com as tradições para receber bem a chegada do Ano Novo Chinês:
1ºdia de festejos é para dar as boas-vindas aos deuses do Céu e da Terra, e por isso as pessoas evitam comer carne neste dia, pois acreditam que assim estão a atrair uma vida longa e feliz.
2º dia, os chineses rezam não só aos seus deuses, como também aos seus antepassados. É considerado o dia de todos os cães, e por isso os Chineses dão particular atenção nesse dia a estes animais de estimação.
3º e 4º dias de festejo, os genros prestam homenagem aos sogros.
5º dia é chamado Po Woo, e as pessoas ficam em casa para dar as boas-vindas ao Deus da Riqueza. Evitam visitar amigos ou familiares, pois existe a superstição de que isso poderá trazer mau Feng Shui.
O período entre o 6º e o 10º dias são dedicados a visitar familiares, amigos, e templos, onde vão rezar e pedir fortuna e saúde aos deuses.
7º dia do Ano Novo, os agricultores fazem uma bebida composta por sete cereais para celebrar a chegada do novo ano, comem os característicos noodles e festeja-se o nascimento de todos os seres humanos.
9º dia fazem oferendas ao imperador de Jade.
Entre o 10º e o 12º dias convidam amigos e familiares para jantar.
Depois de tantos banquetes, no 13º dia comem só arroz e choi sum para purificar o organismo.
14º dia é a preparação para o festival das lanternas que se celebra na 15ª noite.

As pessoas nascidas no ano do cavalo, são muito animadas, activas e enérgicas, normalmente elegantes, independentes, gentis e trabalhadoras.
A característica mais marcante das pessoas nascidas neste signo, é a sua forte autoconfiança. Assim, o Ano do Cavalo é um tempo para todas as pessoas avançarem com confiança em direcção aos seus objectivos e sonhos, assim como o cavalo que galopa em velocidade para o seu destino.
Durante este ano que entra, do Cavalo Madeira, a natureza deverá ser preservada, respeitada e valorizada. Ela é fonte da vida e o ideal será estarmos sempre em contacto com natureza, seja nos campos, na praia, nas montanhas e parques.
Ter plantas em casa ou um jardim, ou uma pequena horta, será essencial para atrair as boas energias. Frutas, alimentos naturais e vegetais, principalmente as folhas verdes, serão necessárias para melhorar e manter a saúde.
Para todos, os desejos de um

FELIZ ANO DO CAVALO!
KUNG HEI FAT CHOI!

Sem comentários: