domingo, 12 de abril de 2009

Sabia que...


...aquele legumezinho verde, parecido com a couve-flor, o Brócolo, pode combater uma bactéria habitual do estômago que causa a desconfortável gastrite e até o cancro?
Uma pesquisa realizada no Japão, e publicada na revista "Cancer Prevention Research", mostra que a ingestão diária de rebentos de brócolos melhora a gastrite.
O efeito protector dos brócolos foi, inicialmente, constatado na experiência em ratos de laboratório e pela primeira vez foi testado em humanos. Os rebentos deste vegetal verde-escuro, contêm uma substância chamada sulforafano, que possui uma capacidade antibiótica e age sobre a bactéria, que vive no estômago de quem sofre de gastrite. A Helicobacter pylori está relacionada não só com a gastrite, mas, também, com o cancro do estômago. As taxas desta ocorrência, ou seja, do tumor maligno do estômago, têm crescido em todo o mundo.
Para comprovar o benefício do consumo deste vegetal, os pesquisadores acompanharam os pacientes com testes que medem a presença da bactéria. Foi medida a taxa da ureia na respiração e ainda os factores inflamatórios e imunológicos no sangue e nas fezes. Os pacientes receberam uma porção de cerca de 100 gramas de rebentos de brócolos por dia ou, a mesma quantidade de rebentos de alfafa, durante cerca de oito semanas.
A principal diferença está no facto dos rebentos de alfafa não conterem sulforafano. Assim os participantes, do grupo, que ingeriram brócolos apresentaram uma redução significativa da presença de Helicobacter pylori, comprovada nos testes do sangue e no respiratório. Apesar do estudo mostrar a diminuição da infecção do estômago pela bactéria, a prevenção do cancro gástrico passa pelo controle de outros factores de risco, entre eles o consumo de carnes fumadas em excesso, o tabagismo e a obesidade.
Fonte: Revista "Cancer Prevention Research

Sem comentários: