quinta-feira, 30 de abril de 2009

1º de Maio


O 1.º de Maio, Dia do Trabalhador, é da maior importância para todos os que defendem uma sociedade mais justa e solidária. É o dia em que são afirmados os valores do sindicalismo e a necessidade do progresso económico e social.

Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta. E, em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas. 116 anos depois das grandiosas manifestações dos operários de Chicago pela luta das oito horas de trabalho e da brutal repressão patronal e policial que se abateu sobre os manifestantes, o 1º de Maio mantém todo o seu significado e actualidade.
Mas este dia não é igual em todo o mundo: nos Estados Unidos da América por exemplo, o Dia do Trabalhador celebra-se no dia 3 de Setembro e é conhecido por "Labor Day". É um feriado nacional que é sempre comemorado na primeira segunda-feira do mês de Setembro e está relacionado com o período das colheitas e com o fim do Verão.
No Canadá este feriado chama-se "Dia de Oito Horas". Tem este nome porque se comemora a vitória da redução do dia de trabalho para oito horas.
Já na Europa o "Dia do Trabalhador" comemora-se sempre no dia 1 de Maio. Os trabalhadores aproveitam este dia para alertar o Governo e outras entidades para algumas das suas necessidades, tais como: direitos dos trabalhadores, aumento de salários e melhores condições. Como este ano calha numa sexta-feira, constituindo um feriado prolongado para a alegria de muitos, este dia é comemorado, com a realização de algumas actividades para todos os gostos. Participe nelas. Afinal, este dia é seu.

Sem comentários: