segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Criatividade


Sempre admirei a capacidade das pessoas que fazem cartazes de publicidade, anúncios com bonecos ou fotos sugestivas apelando para o consumo.
Fico fascinada com a criatividade do cérebro humano que parece não ter limites quanto à imaginação.

Algumas pessoas acreditam que ver a criatividade como habilidade passível de desenvolvimento é um grande passo para o desenvolvimento humano, enquanto outras têm a visão de que a criatividade é uma habilidade inata, ligada a factores genético/hereditários e, portanto, determinista.
Certas pessoas também admitem que a criatividade não tem necessariamente ligação com o quociente de inteligência (QI), que ela tem mais afinidade com a motivação do que com a inteligência. Outras pessoas, por outro lado, confirmam uma forte correlação entre QI e potencial criativo, especialmente para QIs abaixo de 120 e com uma correlação positiva leve acima de QI 120.
E assim, vai-se obtendo novos arranjos de ideias e conceitos já existentes, formando novas tácticas ou estruturas, que resolvem problemas de forma incomum e que afinal conseguem obter resultados de valor para com a sociedade.
No Brasil, mais propriamento no Rio de Janeiro, uma rede de venda de legumes, verduras e frutas - HORTIFRUTI - há 2 anos inovou nas suas propagandas, criando uma série de anúncios baseados em títulos de filmes, onde os actores principais são os próprios produtos da loja.

O Quiabo vestiu-se de Prada, foi assim que começaram a surgir anúncios num outdoor, conseguindo despertar a curiosidade de quantos viam os anúncios, em que os "heróis" eram simples legumes, afim de essentivar o seu consumo. Vejam a criatividade...

Teve tanto êxito que os cariocas, ficavam na expectativa da próxima propaganda, que era sempre estampada em grandes cartazes no Centro do Rio de Janeiro.

....e o lançamento era sempre às segundas-feiras, deixando as pessoas na expectativa, do que viria agora a seguir? Claro que foi um êxito para essa loja, que viram as suas vendas subir por terem despertado a curiosidade do público desta forma tão original.

Quem diria que uma beringela haveria de ser "indiscreta"? Este tipo de imagens e slogans, são apelativos e despertam a curiosidade do consumidor.

A criatividade ao serviço da construção, como por exemplo, os donos de um bar, que encomendaram aos criativos, algo original para o WC dos homens e foi este o resultado...
Todo ser humano possui criatividade em diferentes habilidades. Acredita-se que a habilidade criativa das pessoas esteja de certa forma ligadas aos seus talentos e que o potencial criativo humano tenha início na infância. Quando as crianças têm as suas iniciativas criativas elogiadas e incentivadas pelos pais e professores, tendem a ser, mais tarde, adultos ousados, propensos a agir de forma inovadora. O inverso também parece ser verdadeiro.
Quando as pessoas sabem que as suas acções serão valorizadas, parecem tender a criar mais. O medo do novo, o apego aos paradigmas, são formas de consolidar o status quo.
Quando sentem que não estão sob ameaça (de perder o emprego ou de cair no ridículo, por exemplo), as pessoas perdem o medo de inovar e revelam as suas habilidades criativas.

No lar ou em salas de espera, a imaginação ajuda a alegrar os olhos e ao mesmo tempo dão conforto.
Ao longo dos tempos e, através da publicidade, o trabalhos dos criativos tem mostrado a importância dessa criatividade, que arrasta consigo uma inovação que tem ajudado o desenvolvimento económico e o bem-estar social e individual, além de promover talentos individuais.

Fazer propaganda em sacos, tem tido sempre êxito se for invulgar e que chame a atenção. Que loja? Onde posso arranjar outro igual?
E assim, vai-se obtendo novos arranjos de idéias e conceitos já existentes, formando novas tácticas ou estruturas, que resolvem problemas de uma forma incomum e que afinal conseguem obter resultados de valor para com a sociedade.

3 comentários:

Sereia disse...

Boa tarde amiga, me perdoe pela ausência mas eu ando cheia de coisas para fazer na facul e por esse motivo meu tempo está meio curtinho...Eu volto com mais calma em breve ok
Um beijo grande

Anónimo disse...

Ena, já há muito tempo que não te visitava e estive a ver que não páras!
Adoro tudo o que escreves, já sabes que sou a tua maior admiradora, mas não consigo entrar aqui com o meu email. Mas sempre que posso, venho espreitar-te.
Beijinhos.
Ana

Affonso disse...

Minha cara, parabéns pelo blog é de um bom gosto admirável... com fotos maravilhosas e de tremendo conhecimento de causa, assim como uma visão incrível clikada.
Não só me tornei seguidor como sou fã também...