sexta-feira, 1 de abril de 2011

1º ABRIL! DIA DAS MENTIRAS

A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer. É da tradição deste dia, a rádio, TV e os jornais aproveitarem o primeiro de Abril para colorir as suas primeiras páginas com umas mentiritas, mais ou menos inocentes, como celebração do dia em que é, oficialmente, autorizado não dizer a verdade.
Mentimos porque é uma estratégia simples de resolver problemas…
Uma mentira piedosa pode ajudar alguém. Uma boa mentira pode ajudar a fazer toda uma vida.
Mais do que uma mentira – muitas e muitas vezes – é doença, mas na maior parte das vezes, a mentira acaba por ter ‘perna curta’ e o ditado popular não falha – “mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo”….

A mentira faz parte da natureza humana, sem ela seria impossível viver em sociedade, mas quando se torna um hábito sistemático assume contornos de patologia. Só que ao contrário das outras doenças, esta não causa sofrimento ao próprio, mas aos outros.
Até há uma estatística que diz que em dois minutos de conversação, há três mentiras', refere um especialista, No mundo dos mentirosos compulsivos, as pessoas transformam a farsa num estilo de vida. Alguns procuram ajuda clínica; outros continuam a enganar-se a si próprios de enganar o próximo.

JEAN-CLAUDE ROMAND: ACABOU EM HISTÓRIA LITERÁRIA
A história mais macabra aconteceu em França. Jean-Claude Romand enganou a família e os amigos durante 18 anos. Todos acreditavam que ele era médico e chegou a extorquir 2,5 milhões de francos aos parentes.
Quando a verdade foi descoberta, preferiu assassinar os pais, a mulher, os filhos e até o cão, com a ideia de se suicidar a seguir, a encarar a verdade.
O crime teve lugar a 9 de Janeiro de 1993. Jean-Claude Romand foi condenado a prisão perpétua a 2 de Julho de 1996. A sua vida inspirou o romance ‘O Adversário’, de Emanuel Carrère. Em 2001, a história, com título homónimo, foi adaptada para o cinema por Nicole Garcia, com o actor Daniel Auteil, no papel principal.
No ano seguinte, o cineasta Laurent Cantet recriou a história, em ‘L’Emploi du Temps’.

ESTUDO: UM CÉREBRO DIFERENTE
Uma equipa de cientistas da University of Southern California, nos Estados Unidos da América, descobriu que o cérebro dos mentirosos compulsivos é diferente das pessoas com reacções normais. Ao observarem os indivíduos submetidos ao estudo, os referidos cientistas concluíram que os mentirosos têm mais 26 por cento de matéria branca no cérebro. A função desta parte do cérebro é transmitir a informação, enquanto que a matéria cinzenta a processa. Quem sabe que talvez num futuro próximo possamos ter um aparelhómetro qualquer para analisar quanta matéria branca tem o nosso interlocutor, para que o possamos acreditar ou não?!
A mentira tornou-se nos últimos anos um hábito de todos nós! Na maioria, são os políticos que passam a vida inteira a mentir, onde uns mentem melhor que outros!
E o pior, é que, até serem descobertas as mentiras são verdades. Mas não são só os políticos que passam a vida a viver nas mentiras. Os cidadãos vulgares também passaram habituar-se e entrar nessa lenda da mentira, e até acreditam naquilo que dizem!
As mentiras são de todos os que prometem, não cumprem e assobiam para o lado como se não fosse nada com eles. E à conta de tanta promessa em resolver os problemas das populações, corremos o risco de, um dia, a descrença ser tanta, que nem acreditamos na verdade. E, infelizmente, esta situação tem tendência em continuar no futuro…

1 comentário:

Zé Carlos disse...

Mulher, mãe, avó, vc quer saber mesmo quem você é? É um encanto de uma menina portuguesa andando agora por Macau mas que vive mesmo é no coração dos brasileiros!!!

Obrigado pelas visitas querida e venha quando puder, nos faz muito feliz. Bjs do ZC