domingo, 1 de maio de 2011

Dia da Mãe 2011

Ser mãe é um privilégio divino, é dar ao mundo mais mães, mais pais, mais vida ao mundo!
Também é saber ser responsável, educar o nosso fruto da melhor forma possível, para que eles possam saber dar o devido valor e conseguir transmiti-lo aos seus filhos.
Ser mãe é saber sofrer no silêncio, saber sorrir na felicidade, saber acalmar as tempestades e rebeldias dos nossos filhos, é saber dar-lhes o devido valor e aceitar o que por vezes não são os nossos ideais, mas sim a felicidade deles…
Quantas vezes eles nos confrontam: -"mãe és tão incompreensível, és tão dura comigo, andas sempre a chamar-me à atenção, parece que não gostas de mim, porque qualquer coisa que eu faça, nunca te satisfaz”...
Estas palavras magoam tanto nesse momento, porque os nossos filhos não se apercebem o quanto os amamos, e por isso mesmo, é que tentamos estar em cima de todos os acontecimentos para os ajudar e encaminhar…
Mas também percebo, que só depois de serem pais, é que entendem o porquê de nem sempre estarmos de acordo com eles e infelizmente arrastam depois de adultos, mágoas e revoltas, que não têm razão de ser.
A todas as mães do mundo, um dia feliz, cheio de amor e compreensão!
Muitos não concordam que haja este dia, porque de facto, o “dia da mãe” não é apenas um dia no ano, mas sim todos os dias, após o nascimento dos nossos filhos e que contam connosco pela vida fora, indefinidamente….
Mas concordo que haja um dia dedicados às mães, não só para reflexão, como pode ser um dia passado de forma diferente da rotineira, com mais carinho, mais flores, mais festa, muitas vezes é um pretexto para os filhos, que vivem longe, virem mimar a mãe.

Hoje não só é o dia da mãe em Portugal, como também, se a minha fosse viva, faria hoje, dia 1 de Maio, 89 anos.
Sendo assim quero falar da minha mãe, essa pessoa maravilhosa, que me deu a vida, viveu tempos muitos difíceis, e, dentro das suas limitações, deu-me o seu melhor, fez de mim uma mulher e uma mãe com ideais…
Querida mãe, dia 1 de Maio é o teu dia de aniversário, sempre festejado com muita alegria, rodeada da família e de amigos. Nesta data, recordo-te sempre com muito carinho e muitas saudades.
Beijos mãe querida e obrigada por fazeres de mim uma Mulher, porque hoje sou uma orgulhosa mãe e avó, mas jamais me esquecerei de ti….
Mesmo quando a vida nem sempre nos sorri, temos a recordação dos ensinamentos e o carinho de uma mãe, que nos dirigiu nos caminhos de uma vida nem sempre fácil, porque ser mãe, é a mais árdua e a mais sublime tarefa que Deus pôde encarregar ao ser humano, dando esse previlégio à Mulher.

Por que Deus permite
que as mães se vão embora?
Mãe, na sua graça,
é eternidade!
Por que Deus se lembra
— mistério profundo —
de tirá-la um dia?
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto do filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

Um excerto de Carlos Drummond Andrade(lições de coisas 1962)

Sem comentários: