segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Festival de Outono

A China é um país agrícola e por isso, a maioria das festividades populares estão ligadas às estações do ano e à produção rural. Como sempre, Macau engalanou-se para receber o Outono que, segundo a filosofia oriental, corresponde à época do ano em que a harmonia dos elementos Yang e Ying (masculino e feminino) começa a alterar-se, pendendo para o lado feminino. A essência do Yang enfraquece com o final do verão, e agora chega a altura de Ying para exercer o seu domínio até ao final do inverno.

A Lua redonda simboliza portanto, além da feminidade, a união da família. É por essa razão que os familiares mais afastados regressam ao lar para celebrarem este festival em conjunto, à semelhança do que acontece com o Ano Novo Lunar
Ao cair da noite muitas pessoas juntam-se a observar a lua e para tal transportam lanternas das mais variadas formas e cores (é por isso também chamada a Festa das Lanternas), que antigamente eram de papel e bambu iluminadas com velas.
Várias lendas são lembradas nesta altura, desde a de Seong-Ngó, (a mulher do arqueiro divino que roubou e comeu a pílula da imortalidade, oferecida pelos deuses ao marido e que, de castigo, foi desterrada para a lua, onde se transforma de vez em quando numa rã de três patas), à lenda da lebre ou do coelho lunar, (que, elevado a divindade, também lá habita e passa a vida a preparar pílulas da imortalidade no seu almofariz).

Este ano, no Largo do Leal Senado em Macau, ergue-se "A Torre do Grou Amarelo", que desperta a curiosidade dos turistas e dos residentes, dando um toque verdadeiramente alegre a este largo. A verdadeira torre, ergue-se em Sheshan (Montanha da Serpente) na cidade de Wuhan, na província de Hubei. Tem cinco pisos, mede 51,4 metros de altura. Foi construída no segundo ano do Reinado dos Estados do Wu Oriental (223dC)durante o Período dos Três Reinos.
É uma das três torres mais famosas de Jiangnan e um dos principais quarenta destinos turísticos da China.

Sob a luz brilhante da lua cheia, toda a família se senta a contemplá-la, enquanto come os deliciosos “bolos da lua”, também chamados “bolo bate-pau”, por serem metidos à paulada dentro das formas de madeira.
O bolo lunar está associado a uma rebelião lendária contra o jugo invasor. O pequeno bolo compactado, que só se come nesta festividade, serviu para fazer passar uma mensagem de revolta, iludindo os espiões dos dominadores. Na data proposta, o povo armou-se como pôde e acorreu em força ao chamado, derrubando, assim, o regime

Sem comentários: