quarta-feira, 8 de abril de 2009

Os dois inimigos


Eis uma história que nem todos conhecem, mas que nos leva a pensar como precisamos de conviver com a rivalidade.
Refiro-me a dois tenores (os dois da ponta na foto) que encantam o mundo individualmente ou quando cantam juntos: Plácido Domingo e José Carreras.
Mesmo para quem nunca visitou Espanha, é conhecida a rivalidade que existe entre os catalães e madrilenos, dado que os catalães lutam pela autonomia, numa Espanha dominada por Madrid.
Pois bem… Plácido Domingo, é madrileno e José Carreras, é catalão.
Devido a questões políticas, em 1984 ambos os cantores tornaram-se inimigos.
Sempre muito solicitados em todo o mundo, ambos faziam questão de exigir nos seus contratos, que só actuariam nesse espectáculo se o adversário não fosse convidado.
Mas em 1987 apareceu ao tenor José Carreras um inimigo bem mais implacável e cruel: a leucemia!
A luta que então encetou para combater este terrível cancro foi muito difícil, tendo-se submetido a vários tratamentos desde um transplante de medula óssea, a mudanças de sangue, que o obrigava a viajar mensalmente para os Estados Unidos.
Nestas circunstâncias, não podia trabalhar e, apesar de ser dono de uma razoável fortuna, os elevadíssimos custos das viagens e dos tratamentos iam lapidando todo o seu património.
Quando já não tinha mais condições financeiras para poder continuar os tratamentos, chegou até ele a informação da existência de uma fundação em Madrid, cuja finalidade era a de apoiar o tratamento para doentes com leucemia.
Graças ao apoio da “Fundação Formosa”, José Carreras venceu a doença e voltou a cantar e a receber os altos cachês que merecia pela sua maravilhosa voz.
Em reconhecimento, resolveu associar-se à fundação que lhe salvou a vida. Foi ao ler os estatutos, que descobriu que, o seu fundador, maior colaborador e presidente da fundação era, nem mais nem menos, que o seu inimigo, Plácido Domingo.
Depressa soube que ele tinha criado esta fundação para ajudá-lo e que se tinha mantido no anonimato para que ele, Carreras, não se sentisse humilhado ao aceitar auxílio de um “inimigo”.
O mais comovente, foi o encontro de ambos: surpreendendo Plácido Domingos num concerto em Madrid, Carreras interrompeu a actuação, subiu ao palco e, humildemente ajoelhou-se aos seus pés, pediu-lhe desculpas e agradeceu-lhe publicamente.
Plácido ajudou-o a levantar-se, abriu-lhe os braços num forte abraço e ali selou o princípio de uma grande, bela e eterna amizade.
Mais tarde, uma jornalista perguntou a Plácido Domingo, porque razão criara a “Fundação Formosa”, num gesto que, além de ajudar o “inimigo”, ajudava também o único artista que poderia fazer-lhe concorrência.
A sua resposta foi curta e definitiva: - “Porque uma voz daquelas, não poderia perder-se”.
Esta é uma história bem real que nos conta um acto de nobreza humana, que deveria servir de exemplo e inspiração para todos nós.
Fonte: www.slidshare.net/pedorman/placido-domingo-jose-carrera-lucha-tenor

3 comentários:

ANTONIO CAMBETA disse...

Uma história lindissima que me comoveu imenso. Conheço ambos os tenores os admiro imenso, O Plácido Domingo não o ouço tão assiduamente, mas José Carreras sim e adoro ouvir a canção Amigos para Siempre.
A acção desse grande senhor Plácido Domingo bem poderá servir de exemplo para esses terroristas sem causas a defender e fazrem as pazes com seus inimigos, tal no Iraque, tornando o país e sua população mais feliz mais faterna, sem guerras, sem mortes sem rancores.
O meu sincero muito obrigado por este maravilhoso relato e Parabéns a esse Grande Senhor Plácido Domingo.
Assim seja para todos a amizade.

Anónimo disse...

Não acredito nem uma palavra do que está aí escrito e sei do que falo.
Samuel

Dr. Rafael G. Ourique disse...

Nota desmintiendo las informaciones relativas a la supuesta financiación por parte de la Fundación Hermosa y D. Plácido Domingo a D. José Carreras
https://www.fcarreras.org/cas/noticies.php https://www.fcarreras.org/cas/noticies2.php?id=64
Dadas las informaciones publicadas en distintas páginas web referidas a la supuesta financiación por parte de la Fundación Hermosa y D. Plácido Domingo a D. José Carreras para su tratamiento contra la Leucemia, la Fundació Internacional José Carreras para la lucha contra la leucemia y D. José Carreras se ven obligados a desmentir todas estas informaciones, negando, en particular, que exista o haya existido vínculo alguno entre la pretendida Fundación Hermosa y D. José Carreras, el cual desconoce la existencia de esta última. En efecto, D. José Carreras no ha recibido, en ningún caso, ayuda económica o de cualquier otra índole por parte de la referida Fundación ni de D. Plácido Domingo así como de ningún tercero. Asimismo, D. José Carreras tiene especial interés en desmentir que exista o haya existido enemistad alguna entre él y D. Plácido Domingo. A la luz de lo anterior, D. José Carreras ha iniciado las oportunas acciones legales en defensa de sus intereses y, en concreto, en defensa de su derecho al honor. D. José Carreras, tiene la firme intención de actuar legalmente contra cualquier persona física o jurídica que difunda informaciones no contrastadas e inciertas sobre su persona. (27 de Junio de 2005)"