sábado, 18 de abril de 2009

Reiki


Fala-se cada vez mais em Reiki hoje em dia e muita gente já está familiarizada com este tema, muitas pessoas até o praticam em casa ou integrados em grupos. Mas... o que é o Reiki? A palavra Reiki tem a sua origem em dois ideogramas japoneses REI e KI que significam respectivamente: Rei = Universo primordial que equilibra Ki, a energia que existe tanto no universo quanto no nosso corpo. Portanto, a palavra ReiKi quer dizer: "Energia Vital Universal", significa energia de luz ou energia universal, a energia que faz parte de tudo no Universo.

Qualquer um pode usufruir desse tipo de cura, basta impor as mãos sobre si mesmo ou sobre outra pessoa, abrindo assim um fluxo de energia Reiki, que flui pelo corpo do terapeuta ou do agente de cura e passa para quem a recebe, seja pessoa, animal ou vegetal.
Uma vez que a pessoa seja sintonizada por um Mestre de Reiki, fica apta a captar ou canalizar a Energia Vital para o seu próprio bem ou de outros seres, quer sejam pessoas, animais, plantas, etc.
A Mente, o Corpo e as Emoções da pessoa entram em sintonia com a energia do Reiki e abrem-se a uma cura completa e irreversível.
Ao tratar o corpo inteiro com Reiki, a pessoa está a ajudar a curar as causas de várias doenças e, também, a eliminar o efeito ou sintomas, ajuda também a eliminar o stress diário acumulado, adquirido com a agitação e a correria da vida moderna.
O Reiki, antigo sistema de cura baseado na imposição das mãos, tem a sua origem mais remota no budismo tibetano. A sua técnica foi redescoberta no século passado pelo médico japonês, Dr. Mikao Usui. Todavia o Reiki não é uma Religião e pode ser utilizado sozinho ou como complemento de outros sistemas. É importante ressaltar que a sua prática não substitui o acompanhamento médico.
O Reiki permite que uma pessoa amplie a sua consciência, melhore o seu estado emocional e estimule o seu sistema de defesa para que, dessa forma, possa readquirir a força e a vontade de viver. "É o próprio indivíduo que no seu estado natural de equilíbrio energético atinge a cura". Esta terapia, também, visa equilibrar o fluxo de energia, levando ao autoconhecimento e à transformação individual, alcançando assim, a cura ou a convivência pacífica com a doença.Para o aprender, basta apenas ter o desejo de o fazer e praticar.

Na verdade, tal como a acupunctura (que já é aplicada nos hospitais de vários países), o Reiki e outras formas de 'cura quântica' ou tratamento da "Medicina Espiritual", estão a ser reconhecidas como benéficas para a saúde física e mental, equilibrando as energias do corpo e da alma de milhares de pessoas neste século, podendo mesmo ir mais longe e alargar-se a um nível superior de Consciência para um mundo melhor, reconhecendo que a Terra é um Organismo Vivo cujo equilíbrio depende do comportamento de todos nós para com a Vida, com os Seres e a Ordem Universal.
Nestes tempos de mudanças na Terra, o Reiki faz parte da cura da Humanidade e do Planeta. Reconheçamos a necessidade de cura para todos nestes tempos de mudança planetária. O Reiki ajuda-nos a viver com compaixão, harmonia e união porque ele é o nascimento de um novo futuro para a Humanidade.
Jesus foi, afinal, o maior praticante de Reiki ao impôr as suas mãos para curar enfermos, dar vista aos cegos e pôr os paralíticos a andar. Porém, os cristãos dizem que ele fazia isso porque era filho de Deus e tinha poder suficiente para o fazer, mas esquecem-se, talvez, das suas palavras quando afirmava que muitos poderiam fazer o mesmo se tivessem fé e acreditassem no Espírito da Vida Universal, realizando assim os mesmos ‘milagres’, bastando para tal que se ligassem à Fonte, como canais receptores por onde pode fluir a mesma energia que fluia através dele, o Mestre do Amor e da Sabedoria, que curava os males do corpo e da alma das pessoas, ensinando-as a viver a vida em harmonia.

3 comentários:

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga e Ilustre Escritora Irene,

Mais um artigo bem elucidativo, bem descrito e com um fundamento maravilhoso.
Embora conheça este tipo de tratamento REIKI, fiquei mais ilucidado sobre os seus métodos, sempre se aprende algo com aqueles que sabem transmitir e terem a amabilidade de nos passarem seus conhecimentos.
Na Tailândia a massagem tradicional é um misto de Reiki e de massagem corporal, melhor quando ela for dada por pessoas peritas no assunto, não existem muitos verdadeiros visto a ganância pela aquisição de dinheiro fácil está denegrando esta actividade.
Adorei, eu antes de regressar a Macau irei ter uma sessão deste tratamento.
Um abraço amigo e óptimo domingo cheio de felicidade de paz e de amor.

Irene Fernandes Abreu disse...

Querido amigo
Sou reikiana há já alguns anos. Este fim de semana reuni-me com o nosso grupo e foi, como sempre, mais de duas horas de relax, conhecimento, convivio e... aprendizagem. Ao fim de uma semana de stress e correrias, é bom descansar a alma entre pessoas que também transmitem e buscam pela harmonia, pela paz, pela amizade.
E... nem falei nas mantras, ficará para uma próxima vez.
Quanto às massagens, essa é outra história.
Abraço e obrigada pela visita.

O Espírito do Tai Chi disse...

Cara amiga Irene,

Também fiz o 1º nivel de Reiki o ano passado. De qualquer forma ainda me falta aprender e praticar muito. É bom que o Reiki comece a ser implementado nos hospitais. Sinal de que as "mudanças" estão a surgir um pouco por todo o lado.

Beijinhos,

António Serra