segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dia de S. Valentim


Podemos dizer sempre que é uma invenção dos americanos, mas a verdade é que não há enamorados ou mesmo os casados que, chegando o dia 14 de Fevereiro, não gostem de trocar prendas simbólicas, como postais, chocolates ou flores.
Contam as lendas que, durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos no seu reino, com o objectivo de formar um poderoso exército. Isto porque o imperador acreditava que seria mais fácil conseguir que os jovens de alistassem, se estes não tivessem família. No entanto, e não obstante esta proibição, um bispo romano, de seu nome Valentim, continuou a celebrar casamentos em segredo. A prática foi, porém, descoberta e o bispo acabou por ser preso e condenado à morte. Durante o tempo em que esteve preso, muitos jovens atiravam flores e bilhetes, nos quais se podia ler que os jovens ainda acreditavam no amor.
Um dos bilhetes pertencia a Asterias, uma jovem invisual que, por ser filha do carcereiro, conseguiu permissão para visitar Valentim. Ambos acabaram por se apaixonar e, milagrosamente, Asterias terá recuperado a visão. Antes de ser decapitado, a 14 de Fevereiro de 270, o bispo conseguiu ainda escrever uma carta de amor para a jovem, a qual terminava com a seguinte assinatura: “do teu Valentim”.
Por ser uma história de amor trágica, jamais foi esquecida e passou a ser celebrada a data de 14 Fevereiro, em que Valentim foi decapitado, para homenagiar a grandeza de alma deste homem, que nunca conseguiu ficar com a mulher amada.

Amor não é envolver-se com a pessoa perfeita, aquela dos nossos sonhos, porque não existem príncipes nem princesas.
Seja realista! Não há ninguém perfeito, por isso encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando as suas qualidades, mas sabendo também dos seus defeitos.
O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser.

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...
William Shakespeare

Sem comentários: