quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Vem aí o Ano do Coelho

Hoje é o último dia do ano em que o Tigre parte, para dar lugar ao Ano do Coelho. A lei e a ordem serão as máximas deste ano: as regras e os regulamentos deverão ser cumpridos, é o momento de prestar atenção ao que se passa à nossa volta.

A influência do coelho tende a estragar os momentos de mais conforto despertando e relevando a eficácia e o sentido do dever.
Mas também, com a chegada do Ano do Coelho renasce a esperança de que mais algumas batalhas vão ser vencidas, curar as nossas feridas e começar com algum descanso no novo ano que agora começa.Como sempre, as ruas em Macau enfeitam-se de bonequinhos cheios de simbolismo referentes a esta quadra, que é a maior festa do povo chinês e a Praça do Leal Senado enche-se de turistas que, curiosos, deixam-se fotografar neste espaço cheio de alegria e cor.
Apesar da sua ocorrência ser agora no inverno, na China, é conhecido como "Festival da Primavera". Segundo a tradição chinesa, quanto mais frio fizer nesta altura, mais sorte e abundância terá o ano que entra.
As lojas enchem-se e as pessoas gastam o seu dinheiro e algumas das suas economias, para comprar presentes para oferecer à familia e amigos, não esquecendo a decoração, materiais para pintura e limpeza das suas casas, alimentação, vestuário, etc.
Muitos estabelecimentos esmeram-se nas ofertas e promoções, em especial, as guloseimas, pois na tradição chinesa como também noutras culturas, os doces fazem parte da festa.Começa a preparação do petisco para o jantar. Há quem prefira ir aos restaurantes, mas a tradição, continua a mandar que, na véspera do Ano Novo chinês, as famílias chinesas reúnem-se para fazer as suas contas anuais, e acaba com o jantar do reencontro, conhecido como Chu XI (除夕) ou "Véspera do ano que entra”, para provar os petiscos feitos pela mãe, avó ou pela tia...É muito importante, no final do ano, a família reunir-se para fechar o ciclo anual. A última refeição do ano ganha, por isso, importância acrescida. Neste momento, há vários aspectos a ter em atenção: cozinhar pratos capazes de trazer a riqueza, a boa sorte e a felicidade; servir doces e frutas em bandejas vermelhas; favorecer a união da família sentando-a numa mesa circular.Tradicionalmente realizada em celebrações para ter boas colheitas, em toda a China a Dança do Dragão é indispensável, principalmente nas comemorações do Ano Novo Chinês.
Embora a aparência do dragão possa parecer assustadora, acredita-se que este é dotado de poder, riqueza, dignidade e sabedoria, trazendo, por isso, boa sorte a todos. Símbolo do imperador, este animal fantástico vem visitar-nos para que com ele possamos ter boa fortuna…Os espectáculos de rua também têm lugar em pontos turisticos, mas também as salas de espectáculos se enchem para assistir aos acrobatas, ópera chinesa e danças folclóricas.
São distribuídos envelopes vermelhos durante a festa de Ano Novo. Oferecer um "lai si", representa uma oferta para quem é presenteado e para quem presenteia, que chama para si também, a boa sorte.
Mas afinal o que contém estes envelopes? Dinheiro! Uma notinha das mais baixas, são metidas em envelopes vermelhos com bonitos desenhos, muitos deles alusivos ao animal desses ano e distribuidas pelas crianças e solteiros, mas também é dada aos porteiros dos prédios, que velaram pela segurança dos seus inclinos durante o ano, aos empregados de empresas que prestaram um bom serviço, aos seguranças das garagens, etc, que também são bafejados com os envelopes vermelhos, mas normalmente com uma notinha de mais valor...Mas nesta festa, não podem faltar os "panchões"... um "panchão" é um cartucho de pólvora, revestido por papel vermelho. É um elemento típico da China, sendo tradicionalmente queimado para cumprir um dos rituais do Ano Novo Chinês.
De acordo com a lenda, a queima dos panchões, cujo rebentamento produz um ruído ensurdecedor, destina-se a afugentar um animal sobrenatural, que tem como vício matar pessoas e gado no fim do ano.
Os panchões não são acesos com um isqueiro ou com um fósforo, mas sim com um pivete, ou seja, um pau de incenso, idêntico aos que são queimados nos templos ou à porta das casas.
De 3 a 17 de Fevereiro, ou seja, desde a lua nova, que marca o início do ano, até à lua cheia, os festejos em torno do Ano Novo multiplicam-se.
Ao 15º dia, correspondente à noite de lua cheia, ocorre então o Festival das Lanternas e també o "Dia dos Namorados Chinês", porque é nesse dia que as meninas saem de casa para apreciar as lanternas e... encontram-se com os namorados, que lhes fazem ofertas, tais como chocolates, bonequinhos, flores, enfim, tudo o que um apaixonado imagine que faça a sua amada feliz.
Este festival marca o encerramento das comemorações de entrada no novo ano.

Sem comentários: