terça-feira, 17 de maio de 2011

As Gordinhas e a Moda

OPTIMISMO é a fé que nos leva às realizações... Normalmente as pessoas, homens e mulheres, lutam para perder peso e quase ninguém deseja ser tratado por "gordinho" ou "gordinha"...
Os padrões estéticos vão variando com o passar do tempo. Marilyn Monroe, por exemplo, ícone da beleza feminina dos anos 50, tinha um corpo que hoje seria considerado gordo e baixo, se comparado com a modelo Gisele Bundchen.
Apesar de vivermos numa época em que a diversidade deve ser valorizada e respeitada, os padrões de beleza divulgados pelos meios de comunicação, valorizam características que nem sempre dialogam com a realidade.

Ser-se gorda, nem sempre é um problema exclusivo da alimentação dessa pessoa ou mesmo da falta de exercício. O peso de uma pessoa provém de um número extenso de factores, que passam pela genética, o antepassado familiar, a estrutura quando nasce e o próprio metabolismo de cada um.
Se experimentar uma dieta, esta mostra-se muito eficaz num determinado período, mas quando a deixa, o corpo tem tendência a voltar a engordar o dobro do que na altura tinha em que a iniciou. Nem sequer é uma questão de força de vontade, mas sim uma perspectiva metabólica, para a qual o obeso não tem armas para lutar. No mercado de trabalho, muitas das vezes, um corpo perfeito é o cartão de visita…
Fatalmente, intui-se que pessoas de boa aparência, são bem sucedidas noutros aspectos da vida, o que nem sempre é verdade. Colocados na berlinda, sujeitos a críticas e olhares de reprovação, os gordinhos ainda tendem a ter a auto-estima prejudicada, mas numa entrevista de emprego, a aparência é de facto fundamental, mas felizmente não é determinante, porque o candidato tem por vezes habilidades imbatíveis e a aposta é precisamente no seu bom currículo, no seu valor como pessoa, na sua postura, boas respostas ao entrevistador e assim, as medidas corporais são de imediato esquecidas.
O preconceito existe desde que o mundo é mundo. Mas o que tem que mudar para que isso acabe, é a cabeça pequena das pessoas.
Pesquisas realizadas, revelam que a maioria das pessoas gordas já foram vítimas de discriminações por causa das suas características físicas.
Essa descriminação vem constantemente mascarada como sendo uma brincadeira. É vulgar ouvir chamar “Baleia”, “Shrek”, “dragão”, etc, são inúmeros os apelidos pejorativos utilizados para discriminar os, ou as colegas.
Os gordos são os que mais sofrem essas discriminações por causa do corpo volumoso. Nem sempre vencer o preconceito é fácil e muitas dessas pessoas aceitam os desagradáveis apelidos, por ser difícil enfrentar os colegas ou mesmo os amigos que o fazem de uma forma inconsciente, apesar de carinhosa.
O caso agrava quando se trata de uma jovem em busca de marido, porque uma mulher mesmo sendo feia, é vulgar até arranjar um companheiro bonito, mas as mais gordinhas, torna-se sempre mais difícil, porque os homens são extremamente visuais…

Mas nem tudo está perdido: uma gordinha tem de aprender a ter charme! Isso mesmo, as gordinhas, na generalidade, são bem dispostas, alegres e a maioria delas, até têm uma cara bonita, estão carregadas de simpatia e mostram uma beleza especial, uma forma diferente de sensualidade. Há até um ditado popular: “já alguém viu uma gorda feia e triste?” É raro sim, agora se é tímida, então temos problema, porque se está fechada na “concha”, torna-se mais difícil em mostrar as suas qualidades, que vão atrair amizades e até possíveis companheiros.
Assim como em todo tipo físico, há dicas para que possa sentir-se bem e em dia com a moda. Afinal as mulheres mais gordinhas também têm o seu charme!
Depois de fazer uma avaliação crítica e saber os seus pontos fortes e fracos, preste atenção às dicas: se você tem o busto grande, mas o quadril estreito, pode usar cores claras na parte de cima e uma peça de cor média em baixo.
Hoje em dia, a moda já pensa nas mulheres com curvas mais salientes: a Full-Figured Fashion Week, chegou a Nova York em Junho de 2010, para mostrar ao mundo que existem modelos GG maravilhosas e roupas que servem nelas, mais maravilhosas ainda, com desfiles de vários designers especializados em roupas para mulheres mais cheias ou mesmo mais gordinhas.

-“O principal objectivo é mostrar aos consumidores e às grandes marcas, que existem excelentes designers que deixam as mais gordinhas lindas e confortáveis na sua própria pele”, afirmou Gwen DeVoe, um responsável dessa organização.
Diante de tantas Semanas da Moda, desfiles e lançamentos que mostram roupas que só servem a modelos anoréxicos, cujas roupas ficam bem em cabides, a Full-Figured Fashion Week, é a mais aplaudida pela mulher comum e pela maioria arrasadora dos homens – sim, porque afinal, uma mulher com curvas, é uma verdadeira mulher, que a torna diferente das outras todas lisinhas... Aqui está um exemplo que as gordinhas podem-se vestir muito bem, ficam lindas, com looks actuais e com tudo a que têm direito. Estas fotos são uma injecção de auto-estima:
Pode vestir-se bem, sem que se socorra de uma roupa de gorda e nem é preciso ficar triste por não ter uma roupinha que a favoreça. Este é um exemplo que mostra que umas calças justas, sapatos de tirinhas podem ficar muito bem a quem tem mais um bocadinho de carne… não vejo diferença nenhuma nestas fotos, das outras linhas convencionais, que mostram as capas de revista das modelos mais magras.
Atenção! Quando for comprar uma calça com detalhes como bonequinhos e bolsos extras, veja se não ficam foles de lado, que a engordem ainda mais.
O truque da sobreposição pode ser usado sem erros, por exemplo: uma camisa branca, com um colete longo de cor escura e umas calças tipo jeans escuro direito ou ainda pode montar um look com uma jaqueta jeans ou uma camiseta colorida, lenço de seda longo ou um colar e saia de godê, já que este tipo de saia disfarça os quadris.
A caminho da praia, se ainda é longe e tem de apanhar transportes, a calça jeans sempre ajuda no guarda-roupa de toda e qualquer mulher, no inverno ou no verão. A cor deve ser escura, porque alonga a silhueta. Os tons mais usados são o cinzento, castanho, preto ou mesmo o famoso índigo. E se tiver apenas uns quilinhos a mais, pode atrever-se a usar um fato de banho vermelho...

Se está com uns quilinhos a mais e se sente totalmente confortável com isso, mas às vezes encontra o problema de não saber o que vestir para se sentir elegante, sexy ou até mesmo valorizar o seu corpo, aqui está uma dica, se por exemplo, gosta de usar vestidos. Se gosta de vestidos estampados ou de cores alegres porque condizem com o seu espirito solto, aqui está mais uma dica, mas cuidado com a cintura: ela deve estar no local correcto e nada de cintura baixa, pois marca muito o abdômen.
Cuidado também com os bolsos e detalhes; eles podem tanto emagrecer quando aumentar o volume.
E como em toda e qualquer produção, use e abuse dos acessórios; eles criam diferentes looks, com poucas peças, sempre sai com algo diferente e novo de casa, mesmo repetindo algumas das roupas. Já o salto alto alonga a silhueta e faz toda e qualquer mulher se sentir mais elegante.
Dentre todas essas dicas, a última é a mais valiosa: gaste sempre um tempo a experimentar, olhando criticamente e atentamente ao espelho aquilo que deve usar, afinal de contas, se você se sente bem e gosta de se ver, todos irão gostar também e será um sucesso onde quer que se apresente.
Enquanto as marcas não tratarem todas as pessoas de maneira igual, sem preconceitos e acabando com a hipocrisia do mercado, os tamanhos maiores já fazem mais sentido.
Devagarinho, os tamanhos maiores já estão a ser incorporados nas linhas normais das lojas, sem distinções, porque está provado que as gordinhas também gostam de se vestir bem e merecem tanto ou mais que as mais magras, certo?

NÃO ESQUECENDO AS NOIVAS:

Quando pegamos em revistas especializadas, ou espreitamos lojas e ateliers de noivas, estes apresentam quase sempre vestidos para cinderelas altas, lindas e esguias.
Muito bem! E as mais gordinhas? Elas também podem e devem estar lindas nesse dia tão esperado, tão especial.
Podem ser elegantes, chiques e glamourosas, basta usar o bom senso no momento da escolha, ocultando os pontos fracos e fazendo sobressair os pontos interessantes. Gorda ou magra, há sempre uma parte do corpo, que é linda e pode ser valorizada.
Se não encontra um modelo que goste, há sempre um bom costureiro ou estilista que pode fazer seu vestido na medida exacta das suas curvas.
É preciso ter algum cuidado com os decotes: para os seios que estão em forma, os decotes em V, usados com sutiã com aro, são os ideais. Para seios muito grandes, os decotes de formato quadrado, são os mais indicados, porque valorizam o colo sem aumentar o volume.
Há que ter o cuidado em escolher modelos compatíveis com a personalidade de cada uma. Aqui está um modelo com uma estampa em azul. Como se pode ver, há vestidos lindos, sem cair no ridiculo.
As gordinhas querem roupas que disfarce a barriga e que sejam bastante confortáveis, mas que estejam na moda, portanto o ideal é mandar fazê-lo conforme o estilo que lhe fica bem e ao seu gosto. Felizmente há já uma infinidade de revistas e sites na internet, que a podem ajudar a concretizar o seu sonho. Também os vestidos curtos estão muito na moda e favorecem qualquer silhueta, mesmos as mais cheias. Portanto, pode e deve utilizar um modelo curto e mais larguinho, mas cuidado para não ficar como se estivesse grávida, deve ser sempre na medida certa.
Ah mas não devemos esquecer as acompanhantes da noiva. Se eventualmente a madrinha, irmã ou uma das convidadas igualmente gordinha, aqui está mais uma sugestão.
Portanto está mais que provado que uma mulher gordinha, pode estar linda em qualquer ocasião e em qualquer lugar e a prova são as fotos aqui publicadas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá ,quero enviar minnhas fotos ,como faço ?
Abs...

Angell disse...

Olá ,quero enviar minhas fotos como faço ? esse é meu msn
angel.menfer@hotmail.com
abs...

julia disse...

como faço para mandar as minhas fotos ?