domingo, 13 de fevereiro de 2011

O virtuoso PEPINO

Muitas pessoas não dão a devida importância aos vegetais... pois saiba que na sua maioria, eles podem ajudar-nos a melhorar os nossos problemas de saúde, como vamos ver por exemplo, com o... pepino!
Os PEPINOS contêm a maior fonte de vitaminas que o nosso organismo precisa diariamente.
Um pepino contém Vitaminas B!, B2, B3, B5, B6, C, Ácido Fólico, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.

Quando sentir algum cansaço à tarde, dispense o café e coma antes um pepino num pedaço de pão torrado, se achar sem gostio, pode pôr um pouco de maionese. Ao comer o pepino, está a ingerir uma óptima fonte de Vitaminas B e carbohidratos que fornecem alguma energia extra, que pode durar algumas horas.

Umas rodelas de pepino, fazem milagres, vejamos:
há sempre o problema do espelho da casa de banho embaciar depois do banho, certo? Experimente esfregar uma rodela de pepino no espelho, e verá que o pepino eliminará a neblina.

As lesmas e os caracóis estão a arruinar as suas plantas? Coloque algumas rodelas de pepino num pequeno prato ou numa tampa de lata (não de ferro nem de alumínio), coloque na sua horta ou jardim, e as pestes ficarão longe.

Esqueceu-se de comprar graxa para os sapatos e necessita que eles brilhem, porque já não tem tempo para comprar a pomada para os engraxar? Simplesmente, esfregue uma fatia fresca de pepino sobre os sapatos. Os elementos químicos proverão um rápido e durável brilho que fica com um aspecto óptimo e tem a vantagem de repelir a água.

Não tem em casa o WD-40 para consertar aquele barulhinho de uma porta que passa a vida a ranger? Pegue numa fatia de pepino e esfregue no lugar problemático, e pronto, o barulho desaparece!

Está cheia de olheiras e começam a aparecer aquelas rugas de expressão junto aos olhos? Uma rodela de pepino fresco em cada olho durante uns vinte minutos, refrescam e atenua o negro das olheiras.
Também se aplica para uma rápida e fácil forma de remover a celulite antes de ir à piscina ou à praia; basta que esfregue uma rodela ou duas de pepino nas áreas afectadas durante alguns minutos e, os fito químicos do pepino, forçam o colagénio de sua pele a encolher, firmando a camada de fora e reduzindo a visibilidade da celulite. Funciona optimamente para as rugas também, por isso deve colocar as rodelas nos olhos cansados!

Por vezes sente fome antes de se deitar! Comidas pesadas antes de dormir, provocam insónias, enfartamento e... pesadelos.
Experimente comer uma saladinha de pepino, temparada com as coisas que gosta.

Costuma acordar com uma ressaca ou dor de cabeça? Coma algumas fatias de pepino antes de dormir e acordará sem dor e sem ressaca, porque os pepinos contêm bastante açúcar, Vitaminas B e electrólitos para repor os nutrientes essenciais que o corpo perde, mantendo tudo em equilíbrio, evitando assim esse problema matinal!

Para quem anda stressado e sem tempo para uma massagem facial ou uma visita ao SPA, aqui vai uma receita muito simples: corte um pepino inteiro, coloque-o numa panela de água e deixe ferver uns minutos, colocando-a depois na casa de banho num local onde possa receber o vapor. Ponha uma tolalha na cabeça de forma a que possa receber directamente esse vapor sem que se disperse e fique assim durante algum tempo.
Os químicos e nutrientes do pepino reagem com a água a ferver e soltam-se no vapor, criando um relaxante cheirinho que tem tido grandes resultados na redução do stress, nas parturiantes, e nos estudantes durante os exames finais.

Gosta de ver as suas torneiras e metais a brilhar? Esfregue uma fatia de pepino na superfície que deseja limpar, isto não só remove o verdete de anos, como traz de volta todo o antigo brilho; também não deixa marcas e não mancham nem prejudicam as suas unhas e mãos enquanto faz esta limpeza.

SUMO DE PEPINO
O pepino é um óptimo tónico para o fígado, rins, vesícula e dá força aos cabelos e às unhas, pelo seu alto teor de sílica e flúor. O seu sumo é utilizado nas inflamações do tubo digestivo e da bexiga.
O pepino tem também acção purificante e serve para eliminar a gordura da pele.
Ele deve ser consumido sempre com a casca (bem lavada), pois é nela que se encontram substâncias que o tornam de fácil digestão. Bater no liquidificador e pode variar o seu sabor conforme o gosto e a sua imaginação, acrescentando meia maçã e mel com os pedaços de pepino e bater tudo.
Bebendo o seu sumo, o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. É rico em potássio, conhecido como o "mineral da juventude", porque proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme e do rosto.
É só experimentar e ver os resultados.

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigada amiga Irene.
Muito util sem duvida:)
BJS