sexta-feira, 13 de março de 2009
A crise
"Dai ao tolo mil inteligências, e ele não quererá senão a tua."
Provérbio árabe
ESTE É UM FACTO. NÓS FAZEMOS A CRISE INVOLUNTARIAMENTE. CRISE É OPORTUNIDADE!
Um homem vivia à beira de uma estrada e vendia cachorros quentes.
Ele não tinha rádio, não tinha televisão, nem lia jornais, mas produzia e vendia os melhores cachorros quentes da região.
Preocupava-se com a divulgação do seu negócio e colocava cartazes na estrada, oferecia o seu produto em voz alta e segura, o povo comprava e gostava.
As vendas foram aumentando e, cada vez ele investia mais na qualidade, comprando o melhor pão e as melhores salsichas.
Foi necessário também adquirir uma pequena carrinha para o abrigar do sol e da chuva, um fogão maior para atender a cada vez maior quantidade de fregueses.
E o negócio prosperava e prosperava . . .
Os seus cachorros quentes continuavam a ser os mais procurados!
Vencedor, ele conseguiu pagar uma boa escola ao filho.
O menino cresceu, e foi estudar Economia numa das melhores Universidades do país.
Finalmente, o filho já formado, voltou para casa, notou que o pai continuava com a vida de sempre, vendendo, agradando, prosperando e então teve uma séria conversa com o pai :
- "O pai, não ouve rádio? Não vê televisão? Não acessa à Internet e não lê os jornais?
Há uma grande crise no mundo!
A situação do nosso País é crítica. Temos de poupar, não sabemos onde tudo isto irá parar..."
Depois de ouvir as considerações do filho Doutor, o pai pensou:
-"Bem, se o meu filho que estudou Economia na melhor Faculdade, lê os jornais, vê as noticias da televisão, consulta a internet, e acha que que isto está sério, então só pode estar com razão!
ele é que sabe...
Com medo da crise, o pai procurou um fornecedor de pão mais barato (e é claro, pior), começou a comprar salsichas mais baratas (também de inferior qualidade) e, para economizar, parou de fazer cartazes de propaganda na estrada.
Abatido pela notícia da crise já não oferecia o seu produto em voz alta.
Tomadas essas "providências", as vendas começaram a cair e foram caindo, caindo até chegarem a níveis insuportáveis.
O negócio de cachorros quentes do agora velho pai, que antes gerava recursos até para fazer o filho estudar Economia na melhor Faculdade... faliu!
O pai, muito abatido e triste, desabafou com o filho:
- "Estavas certo, meu filho, nós estamos no meio de uma grande crise! Se não fosses tu avisar-me, nunca daria por isso."
Na taberna, comentou com os amigos, muito orgulhoso:
- "Ah amigos! Bendita a hora em que eu fiz o meu filho estudar economia, ele avisou-me da crise ..."
Que lição podemos tirar desta pequena história?
Vivemos num mundo contaminado de más noticias e se não tomarmos o devido cuidado, essas más notícias estão a influenciar-nos a ponto de roubar a prosperidade das nossas vidas.
O texto original foi publicado em 24 de Fevereiro de 1958 num anúncio da Quaker State Metais Co. Em Novembro de 1990 foi divulgado pela agência ELLCE, de São Paulo.
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1 comentário:
Amiga Irene,
História bem "saborosa" quanto elucidativa. Gostei muito!...
Um abraço,
António Serra
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