segunda-feira, 30 de março de 2009

O Eremitão


O Eremita, é uma pessoa que vive longe das cidades para fugir ao trato social. Normalmente refugiam-se nas montanhas ou em ermos, com intuitos contemplativos, dedicados a Deus.
Uma vez que se dedicam só à oração e à penitência, este nosso eremita queixava-se constantemente que tinha muito que fazer.
Perguntaram-lhe um dia, como era possível ter tanto trabalho, uma vez que vivia naquela solidão?!
Então ele desabafou: “- Ah não julgue que é fácil, porque todos os dias tenho de domar 2 falcões, treinar 2 águias, manter quietos 2 coelhos, vigiar 1 serpente, acartar com 1 asno e aquietar 1 leão.”
Admirado, o visitante tornou a perguntar-lhe: “- Mas não vejo, nem me consta que nenhum desses animais de que falas habitem por aqui. Onde estão então esses animais?”
“- Estes animais de que falo, todos os homens os têm. Os 2 falcões que se lançam sobre tudo o que aparece, seja bom ou mau, tenho de os domar, para que só se fixem numa boa presa: são os meus olhos!
As 2 águias ferem e destroem com as suas garras. Tenho de as treinar de forma a tornarem-se úteis e ajudarem sem ferir: são as minhas mãos!
O 2 coelhos querem ir para onde lhes agrada, fugindo dos demais e esquivando-se das dificuldades. Tenho de lhes ensinar a ficar quietos, mesmo que seja penoso, problemático ou desagradável: são os meus pés!
O mais difícil é vigiar a serpente, apesar de ela estar presa numa jaula de 32 barras. Está sempre pronta para morder e envenenar os que a rodeiam, mal se abra a jaula. Se não a vigio de perto, causa danos, talvez irreparáveis: é a minha língua!
O burro, é o mais obstinado e não quer cumprir com as suas obrigações. Alega estar cansado e recusa-se a transportar a carga de cada dia: é o meu corpo.
Finalmente, preciso de aquietar o leão que quer ser o rei e o mais importante. É rebelde, vaidoso e orgulhoso: é o meu coração!
Portanto, há muito que fazer…

(Adaptado de autor desconhecido)

2 comentários:

Luis Portugal disse...

Olá Irene
Quem apelida o Eremita de malandro, desconhece em absoluto o real valor da vida.
Em Agosto, vou caminhar 8 dias até Santiago de Compostela, não serei nenhum Eremita, mas que terei muito tempo para pensar, isso vou ter. Só fico triste por não poder Domar ou domesticar como o Eremita.
Agradeço suas palavras no meu blog, obrigado.
Tenha uma Boa Semana.
Beijinhos

ANTONIO CAMBETA disse...

Serei eu um Eremita?
Muitas tem sido as vezes que me recolhe num mosteiro budista, meditando, afasto-me um pouco do resto da civilização e lá no alto das montanhas, vou domando, não falcões, leõs ou serpentes, mas sim domando a minha alma, e pedindo aos deuses para que os homens sejam mais compreensivos e mais puros.
Embora leve uma vida sem stress algum, gosto de meditar, olhando o horizonte e lá do alto, junto a algum riacho ver as águas limpidas e serenas correrem pela montanha abaixo, assim o desejava que o bem e o amor entrasse em todos os corações dos homens de boa vontade.
Adorei ler mais este seu belo relato do Eremita, que afinal do qual todos nós temos um pouco.
Um abraço Amigo, deste Eremita sem bastão que caminha com amor no coração.