sexta-feira, 27 de março de 2009

Passagem do tempo


Pais heróis – Mães heroínas do lar. Passamos parte da nossa vida a cultivar este tipo de estereótipos.
Até que um dia… o pai herói começa a passar o tempo todo sentado resmungando baixinho e puxa assuntos sem pés nem cabeça.
A heroína do lar começa a ter dificuldade em concluir as frases e começa a implicar com banalidades.
Que lhes aconteceu?
Envelheceram.. ninguém nos havia preparado para isso! Estão cansados de cuidar dos outros e de servir de exemplo. Agora chegou a vez deles serem cuidados e mimados por nós, nem que para isso recorram a uma chantagenzinha emocional.
Deixam de fazer planos a longo prazo e passam a dedicar-se a pequenas aventuras, como comer às escondidas aquilo que o médico proibiu.
Estão com manchas na pele. Ficam tristes de repente. Mas não estão caducos. Caducos são os filhos que têm relutância em aceitar este ciclo de vida.
É complicado aceitar que os nossos heróis já não têm o controle da situação. Estão gastos, frágeis, esquecidos, têm esse direito, mas continuamos a exigir deles a mesma energia, não admitimos as suas fraquezas e desânimo.
Ficamos irritados, e alguns filhos chegam mesmo a gritar se eles se atrapalham com alguma tarefa e ainda sem paciência para ouvir pela milésima vez a mesma história que contam como se acabassem de a ter vivido. Ficamos irritados, quando eles se esquecem de tomar os seus remédios, deixando-os a chorar, tal qual as crianças que fomos um dia…
Em vez de aceitarmos com serenidade o facto de que eles adoptam um ritmo mais lento com o passar dos anos, ficamos agastados por eles terem traído a nossa confiança, a confiança de que seriam indestrutíveis como super-heróis.
Provocamos discussões inúteis e eles ficam nervosos com a nossa insistência para que tudo continue igual ao que sempre foi.
Essa mesma intolerância só pode ser medo! Medo de perdê-los e medo de nos perdermos a nós mesmos, medo de também deixarmos de ser lúcidos e joviais.
Façamos por eles hoje, o melhor, o máximo que pudermos para amanhã, quando eles partirem, lembrarmo-nos com carinho dos seus sorrisos de alegria perante a nossa tolerância e não das lágrimas de tristeza que derramaram por nossa causa,.
Afinal, os nossos heróis de ontem, serão heróis eternamente.

Uma pessoas permanece jovem na medida em que ainda é capaz de aprender, adquirir novos hábitos e tolerar as contradições. Marie Von Ebner-Eschenbach

1 comentário:

Luis Portugal disse...

Olá
Bonito blog, parabéns!
Voltarei com mais calma.
Um abraço,
Luís Portugal